Tempo
|
A+ / A-

Descoberto o maior insecto do mundo. Saiba quanto mede

05 mai, 2016 - 16:39

Um insecto de mais de meio metro de comprimento foi encontrado no sul da China. Veja a foto.

A+ / A-

Um bicho-folha de 62,4 centímetros, descoberto há dois anos em Guangxi, província do sul da China, é agora o insecto mais comprido do mundo entre as 807.625 variedades conhecidas, referiu a agência Xinhua, citando o Museu do Insecto do Oeste da China.

O anterior recorde foi dado a um outro bicho-folha da Malásia, encontrado em 2008, que media 56,7 centímetros e que está agora exibido no Museu de História Natural de Londres.

O cientista Zhao Li foi alertado pela população local de que teriam visto um insecto enorme de mais de meio metro de comprimento tão espesso como o dedo indicador humano. Desde então, o cientista andou à procura dele. A busca durou seis anos.

"Estava a recolher insectos numa montanha de 1.200 metros de altura na cidade de Guanxi Liuzhou, na noite do 16 de Agosto de 2014, quando surgiu uma sombra negra à distância que parecia um ramo de uma árvore," disse Zhao Li.

"Quando me aproximei, fiquei chocado ao encontrar um enorme insecto com pernas tão compridas quanto o corpo", acrescentou o cientista.

O insecto foi apelidado "Phryganistria chinensis Zhao" em sua homenagem.

Foram encontradas mais de 3 mil variedades de bichos-folha até agora, segundo a agência Xinhua.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    06 mai, 2016 Palmela 19:09
    para o Mário: 'in set' - in (quer dizer, dentro) set (quer dizer, tendência), portanto, inseto deve ser, tendência para o disparate. Quando não perceber o acordo brasileiro, traduza para inglês...
  • Novo 25 Abril
    05 mai, 2016 Setúbal 20:22
    Parece que a RR não tem noticias e mostra-nos estas curiosidades de cultura geral para desviar a atenção do essencial.
  • Guilherme Silva
    05 mai, 2016 Porto 20:20
    Não Sr. Mário , não se pronuncia ... insecto ... mas sim inseto !!! E deixe lá o acordo ortográfico em paz !!!
  • Maria
    05 mai, 2016 19:17
    Não é bicho folha. É bicho pau da família dos Louva a Deus. Tem esta configuração para passar despercebido entre os ramos das árvores e poder comer sem ser comido.
  • Mário
    05 mai, 2016 Porto 19:09
    O que diacho é um "inseto"? Mas não pronunciamos todos o C??? INSECTO! Isto é a prova viva que este acordo ortográfico é uma bosta...
  • Alice Martins
    05 mai, 2016 Loulé 17:22
    Á coisas que nos surpreendem,a natureza tem das suas...assim como os homens,assim como os animais....

Destaques V+