Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD quer reduzir número de deputados, Costa afasta acordo sobre reforma do sistema eleitoral

05 mai, 2016 - 15:35

Sociais-democratas querem reduzir número de deputados e introduzir o voto preferencial.

A+ / A-

O secretário-geral do PS afastou esta quinta-feira um acordo com o PSD sobre a reforma do sistema eleitoral. António Costa invoca o acordo político assumido com o Bloco de Esquerda e o PCP e contrapõe que a prioridade é a descentralização.

O líder socialista falava aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa, após a entrega formal da sua moção de estratégia ao congresso do partido, marcado para 3 e 5 de Junho, na Feira Internacional de Lisboa.

Confrontado com a proposta do PSD para a redução do número de deputados e introdução do voto preferencial em eleições legislativas, António Costa disse que nesta legislatura "não há manifestamente condições para fazer qualquer alteração das leis eleitorais".

"Aliás, isso faz parte dos acordos que estabelecemos com os demais partidos políticos", acrescentou.

O PSD já anunciou que quer discutir a reforma do sistema eleitoral e garante que as propostas respeitam a Constituição. Os sociais-democratas defendem a redução dos deputados para número ímpar, mas não avançam números, até porque com a introdução do voto preferencial, que faz parte da proposta, as contas podem ser alteradas.

O voto preferencial permite que os eleitores votem nas listas dos partidos, mas que escolham também, por ordem de preferência, os deputados que preferem.

Estas propostas de alteração ao sistema eleitoral foram aprovadas no último congresso do partido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fields
    05 mai, 2016 lx 22:24
    O homem está mesmo em pré-campanha, isso quer dizer que a "geringonça" está para ir ao fundo em breve, será que chega ao fim do ano.
  • ANTONIO G FERREIRA
    05 mai, 2016 Queijas 19:49
    Não fizeram porque o PS não quis fazer alterações.
  • Fausto
    05 mai, 2016 Lisboa 19:28
    Olha lá com o que é que o paf anda preocupado sinceramente e ainda malhavam na outra por causa do cartão da cidadania.
  • Antero Ferreira
    05 mai, 2016 Porto 18:07
    Pois, estiveram lá e não fizeram e agora como dá jeito já querem fazer...é só bimbos

Destaques V+