Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo nomeia 273 novos dirigentes sem concurso em quatro meses

05 mai, 2016 - 11:03

Foram nomeados em regime de substituição, um mecanismo que permite preencher temporariamente cargos públicos que estejam vagos.

A+ / A-

Desde que tomou posse, o Governo nomeou 273 dirigentes sem recorrer a concurso. A notícia do jornal “Público” revela que mais de 130 destas nomeações partiram do Ministério da Segurança Social.

Os dirigentes foram nomeados em regime de substituição, um mecanismo que permite preencher temporariamente cargos públicos que estejam vagos.

Em alguns casos, o Executivo decidiu dispensar os responsáveis de serviços dos organismos do Estado para logo a seguir os substituir.

Escreve o jornal, que a esmagadora maioria das nomeações diz respeito a chefias intermédias, mas mais de 30 referem-se a altos quadros da administração pública, que têm de passar pelo crivo da comissão de recrutamento. Destas, quase metade aguarda pelo lançamento do concurso obrigatório.

O diário dá como exemplo o caso do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, função que era ocupada por Paulo de Andrade, escolhido pelo primeiro executivo de Passos Coelho. Na semana passada, durante uma audição na Assembleia da República, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas anunciou o seu afastamento, que foi oficializado em "Diário da República" três dias depois. A designação do novo líder do organismo público responsável, por exemplo, pela emissão das cartas de condução, foi publicada na terça-feira: Eduardo Feio foi nomeado em regime de substituição devido à “vacatura do cargo”. Por sua vez, Paulo de Andrade, agora afastado, desempenhava as funções também em substituição – uma decisão tomada pelo anterior Governo em Julho de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão atento
    05 mai, 2016 Odivelas 17:00
    Decorridos 4 meses da famosa geringonça e sobre nomeações, ainda a procissão não saiu do adro! Há ainda muitos boys, esposas, filhas, genros e sobrinhos à espera de lugar na mesa do orçamento! Então o bloco de esquerda e pcp tão ávidos a denunciar estas situações agora estão calados? É vergonhoso!
  • Fr
    05 mai, 2016 portugal 15:13
    São os amigos, familiares e pessoal a quem se deve favores...eu faria o mesmo. Natureza Humana. Ninguém disse que ia ser bonito.
  • Carlos Manuel
    05 mai, 2016 Laranjeiro 15:08
    Desde que haja Pão e Circo para o Povinho, haja saúde, que " eles " governam-se . E que maneira ! A Roma em Lisboa .
  • Carlos Gonçalves
    05 mai, 2016 Almada 15:03
    É os novos Boys e Gilrs dos Xuxas . Andamos nisto. As ratazanas do Largo do Rato escolhem a dedo seus comparsas, companheiros /as amigos/as militantes e outros/as que tal. Quatro em quatro anos andamos nisto. NÓS, o Zé, ( eu não ) ainda votamos . Votem votem.
  • Eborense
    05 mai, 2016 Évora 14:50
    Justo. Só quem não sabe o que se passa nas Câmaras comunistas é que pode achar que os comunistas são diferentes dos outros. No meu Conselho houve um tempo em que para as pessoas terem emprego na Câmara, tinham obrigatoriamente de ser militantes do PCP.
  • José Gonçalves
    05 mai, 2016 Alfragide 14:24
    Gostava quem pôs a noticia para ser comentada, que informasse os burros com eu, quantos concursos o governo anterior abriu á procura de elementos validos? Andei sempre á procura no Diário da República e só vi um para motorista ,no qual entrou um amigo do sr. Paulo Portas.
  • Macaco
    05 mai, 2016 Lisboa 14:21
    Não se enganem nem se deixem enganar. Então e o pessoal do anterior governo que mesmo com concursos já fechados em organismos onde (ainda) mandam ou pensam que mandam, viciaram os processos para afastar quem havia ganho o concurso e colocarem os amigos que perderam o poleiro nos gabinetes ou os amigos a quem deviam favores?!!! Podem confirmar com as publicações no diário da república. O PS faz, o PSD faz, mas não houve pior que os do CDS, que sem vergonha nenhuma tomaram tudo o que puderam, até afastando "amigos" da coligação (do PSD). Triste país. Triste Administração Pública, tão enxovalhada pelos abutres que, a cada ciclo, tomam o governo desta terra.
  • Alberto
    05 mai, 2016 Funchal 14:15
    Veremos se será a "manchete" de algum Diário amanhã! Há um ano atrás...daria 4 manchetes.
  • EU
    05 mai, 2016 14:06
    Concursos? Os concursos são para admissão de empregadas de limpeza. Na política basta a cunha. Amigo do meu amigo, meu amigo é. É preciso muita confiança, muita confiança para mamar, quero dizer, trabalhar no governo! Quanto aos que dizem que Kostov está a fazer o mesmo que Coelhinho Diz-me Tu, dou-lhes toda a razão e mais, se os outros roubam porque é que eu não hei-de roubar?, se os outros entram com cunhas porque é que eu também não hei-de entrar?, se os outros matam porque é que eu também não posso matar? Quanto mais fundo melhor! Não era de esperar outra coisa da geringonça BE, PCP, PS. Esta malta (para não dizer outra coisa) enquanto não enterrar de vez este país, não descansam!
  • 05 mai, 2016 14:01
    O nome mais APELATIVO para estes PENDURAS devia ser "CLASSE DE LADROAGEM" são todos uma SEITA DE LIXO que nos ROUBA A TODOS, AQUELES QUE TRABALHAM E SABEM O SACRIFICIO QUE FAZEMOS PARA GANHAR UNS TOSTÕES QUE TEMOS QUE DIVIDIR COM ESTES LADRÕES, que NUNCA SABERAM O QUE É TRABALHAR, pois quem faz o trabalho d'eles SOMOS NÓS OS ESCRAVOS, MALDITA JUSTIÇA QUE NÃO FUNCIONA POIS ELES (OS LADRÕES) ARRANJAM MANEIRA DE ELA SÓ FUNCIONAR PARA AQUELES QUE TRABALHAM A VIDA INTEIRA PARA LHES ENCHER O CÚ.

Destaques V+