Tempo
|
A+ / A-

EUA

Opositores de Trump não têm em quem votar

05 mai, 2016 - 09:45 • José Alberto Lemos, correspondente nos EUA

Kasich, o último republicano moderado, também desiste da corrida à Casa Branca. Foi a última vítima de um caldo de cultura que ganhou raízes no Partido Republicano nos últimos 10 anos e de que Trump se aproveitou com habilidade política.

A+ / A-

Veja também:


Enfim só. Após quase um ano de campanha eleitoral, Donald Trump ficou, na quarta-feira, sozinho na corrida republicana à Presidência dos Estados Unidos.

Na terça-feira à noite, depois de ter esmagado os seus adversários nas urnas no estado do Indiana, Trump viu o seu principal rival, Ted Cruz, suspender a campanha. Mas restava ainda John Kasich, o governador do Ohio, que prometera ir até ao fim das primárias e capitalizar o descontentamento em muitos sectores do partido em relação ao multimilionário.

Um descontentamento que agora não tem onde se exprimir. Não que a persistência de Kasich na corrida fosse ameaçadora para Trump, já que o governador do Ohio tinha apenas 10% dos delegados do agora presumível nomeado do Grand Old Party (GOP).

Matematicamente irrelevante, a permanência de Kasich na corrida permitia manter pelo menos um discurso moderado, sensato, por contraposição à demagogia populista do multimilionário. Mas o rolo compressor de Trump nesta campanha abateu também a determinação de Kasich, que acabou por obedecer a um impulso emocional e desistir.

Foi ele próprio que o admitiu a alguns amigos mais íntimos. Quando se preparava para descolar num avião do Ohio em direcção a Washington DC para uma iniciativa de recolha de fundos, Kasich ligou a quatro amigos e confessou-lhes que o seu coração já não estava ali, na campanha. O conselho parece ter sido unânime e Kasich já não seguiu viagem.

Em boa verdade, o governador do Ohio já tinha sofrido inúmeras pressões para desistir da corrida, uma vez que até agora só tinha vencido no seu próprio estado-natal – por sinal o estado-tipo mais relevante do país, ao ponto de se dizer que quem não conquista o Ohio não conquista a Casa Branca – e tinha até hoje menos delegados do que Marco Rubio, que abandonou a corrida há dois meses.

Ele foi, contudo, a última voz moderada a desistir de uma corrida que, nos últimos tempos, esteve polarizada entre dois “outsiders”, e só não constituiu a esperança do “establishment” republicano e de todos os que se reclamam da tradição do partido porque a sua campanha nunca levantou voo verdadeiramente, nem recolheu o financiamento indispensável.

A desistência de Jeb Bush, Cris Christie e Marco Rubio, em função de resultados decepcionantes nas primárias, consolidou a convicção de que esta escolha no GOP estava radicalizada ao ponto de não dar quaisquer hipóteses aos moderados que defendiam os tradicionais valores republicanos.

Kasich foi apenas a última vítima de um caldo de cultura que ganhou raízes no Partido Republicano nos últimos dez anos com o advento do Tea Party como facção radical que recusa qualquer compromisso e aposta tudo no populismo anti-sistema.

Uma cultura que parece hoje bem instalada no GOP e de que Trump se aproveitou com habilidade política e sagacidade mediática. Uma cultura que John Kasich recusava e que o seu percurso político sempre contrariou.

Foi congressista durante 18 anos em Washington e vangloriava-se de ter ajudado a construir muitos consensos bipartidários nesses anos na Câmara de Representantes, onde chegou a presidir à importante comissão do orçamento.

Agora, como governador do Ohio, é visto como um pragmático que não fica refém de impasses políticos por razões ideológicas. Aceitou aplicar a lei dos cuidados de saúde do presidente Obama, conhecida como Obamacare, e expandiu o Medicaid, o programa de saúde de apoio aos mais pobres. Um homem capaz de fazer compromissos, algo que a cultura radical infiltrada hoje no GOP repudia com veemência.

John Kasich, sendo um homem do “mainstream” republicano, parecia assim estar a mais numa campanha mergulhada no populismo anti-sistema, na demagogia, na exploração dos piores instintos humanos e nos ataques pessoais despudorados.

Foi o candidato a candidato que nunca embarcou em ataques pessoais, que sempre reclamou que se discutissem as ideias de cada um e que só condenou as acções de um rival quando viu Trump a defender o uso da violência para afastar os contestatários.

E era ele o republicano que, segundo as sondagens, mais facilmente bateria Hillary Clinton ou Bernie Sanders em Novembro. Um tipo de candidato que parece já não se usar no Partido Republicano.

A busca de uma alternativa

A passadeira vermelha ficou assim estendida para Donald Trump, não havendo sequer quem a partir de agora possa recolher os votos dos que dele discordam. Um a um, o multimilionário foi afastando os seus 16 adversários até ficar completamente sozinho.

Mas a sua candidatura está longe de ser consensual no GOP. Bem pelo contrário, está a provocar as reacções mais indignadas entre muitos sectores conservadores, que se podem catalogar genericamente em duas facções: os que sustentam que a única atitude política possível é votar em Hillary Clinton para derrotar Trump e os que sustentam que é urgente e indispensável lançar uma candidatura alternativa ao multimilionário, que defenda os valores tradicionais do GOP e a honra do partido.

Se o primeiro grupo adopta a célebre teoria do “engolir o sapo” e permanece à margem da campanha, o segundo mobiliza-se numa corrida contra o tempo para tentar “inventar” um candidato.

As sugestões públicas a homens como Mitt Romney (candidato do partido há quatro anos), Paul Ryan (companheiro de lista de Romney e actual “speaker” da Câmara de Representantes), Robert Gates (secretário da Defesa de George W. Bush e de Obama), entre outros, sucedem-se, mas é duvidoso que algum deles aceite dar um passo tão arriscado. Alguns porque têm um passado a defender, outros porque têm um futuro a acautelar.

Mas, além de cálculos ou vontades pessoais, há que ter em conta a decisiva questão logística que uma candidatura de última hora implicaria. Correr à margem de um aparelho partidário significa ter de montar uma máquina gigantesca que garanta no mínimo uma recolha de fundos eficaz e uma presença nas mesas de voto relevante. Uma tarefa que hoje parece despertar mais cepticismo do que esperança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    05 mai, 2016 Cacém 18:27
    Na América mandam os americanos. Vamos ver como tudo isto vai acabar.
  • josé Saraiva
    05 mai, 2016 Viseu 10:52
    Será que TRUMP É UM BICHO-PAPÃO ? ou o "sistema" ELIMINA quem fala e defende a VERDADE!

Destaques V+