Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visitas guiadas para surdos

05 mai, 2016 - 00:25

E se o seu familiar surdo ou o seu vizinho ou amigo, que também sofre desta deficiência, pudesse fazer turismo e ficar a saber tudo sobre o local que visita graças a um intérprete de língua gestual? E se ao chegar ao restaurante essa pessoa fosse cumprimentada em língua gestual? É isso mesmo que pretende o projecto “Hands To Discover”, um projecto ligado a uma empresa de profissionais de linguagem gestual que pretende abrir portas a duas realidades: visitas guiadas para surdos-mudos e dar formação a funcionários das mais diversas entidades que trabalham com público.

A+ / A-
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daniela Fernandes
    15 mai, 2017 Estoril 13:29
    Só queria destacar alguns erros que são constantes nesta reportagem: - As pessoas com deficiência auditiva são surdas, não surdas-mudas. São deficiências diferentes e não estão necessariamente interligadas entre si - isso é um preconceito. - E é constantemente dito linguagem gestual. Errado! Os Gestos Internacionais são uma linguagem, pois não têm estrutura gramática, nem toda a estrutura inerente a uma língua, mas a Língua Gestual Portuguesa é uma língua! E é uma das línguas portuguesas oficiais. Valorizo a intenção e a visibilidade dada à temática, que bem é precisa, mas ter atenção a estes pormenores é essencial para se passar correctamente a informação a quem não tenha tanto conhecimento na matéria.

Destaques V+