Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senado dá mais um passo no "impeachment" de Dilma

04 mai, 2016 - 21:16

Relator do caso na comissão do Senado aponta que há elementos suficientes para que o processo seja aberto e a presidente julgada por crime de responsabilidade.

A+ / A-

O senador António Anastasia , membro PSDB-MG, apresentou esta quarta-feira à comissão especial do "impeachment" um relatório a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff, notícia a Folha de São Paulo.

O relator do caso na comissão do Senado aponta que há elementos suficientes para que o processo seja aberto e a presidente julgada por crime de responsabilidade. Dilma é acusada de editar, em 2015, créditos suplementares e de usar dinheiro dos bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas "pedaladas fiscais".

"Em face do exposto, consideramos que os factos criminosos estão devidamente descritos, com indícios suficientes de autoria e materialidade, há plausibilidade na denúncia e atendimento aos pressupostos formais, restando, portanto, atendidos os requisitos exigidos pela lei para que a denunciada responda ao processo de impeachment", diz António Anastasia.

"É importante colocar em relevo que a denúncia em exame se refere a matéria da mais alta relevância para o país, qual seja, o da avaliação da responsabilidade na gestão fiscal e orçamentária", afirma o relator.

Anastasia critica no relatório as alegações de Dilma de que é vítima de um "golpe". Para ele, é uma acusação "absolutamente descabida e desprovida de amparo fático e legal".

"Nunca se viu golpe com direito a ampla defesa, contraditório, com reuniões às claras, transmitidas ao vivo, com direito à fala por membros de todos os matizes políticos, e com procedimento ditado pela Constituição e pelo STF", diz trecho de seu parecer.

O juiz diz que a linha de defesa de Dilma tenta atribuir "um salvo conduto" para que ela entre para a história como uma "senhora de bem, que paira além da linha dos anjos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    05 mai, 2016 Conchinchina 20:54
    Impeachment = Impedimento .
  • Daniel
    04 mai, 2016 Lisboa 22:36
    Destituição... pouco me importa se os brasileiros não saibam Português e tenham de ir buscar palavras estrangeiras para colmatar a ignorância, mas a palavra Portuguesa é "destituição". Escapa quando se usa estrangeirismos por serem do léxico técnico (como muitos casos na gíria da informática) mas neste caso não há desculpa alguma: não é uma palavra de uso corrente; não é para encurtar uma palavra (destituição/empechement).

Destaques V+