Tempo
|
A+ / A-

Cibercrime. Operação termina com 14 arguidos

04 mai, 2016 - 18:54 • Celso Paiva Sol

Em causa está um inquérito já com dois anos para onde estão a ser canalizados todos os ataques informáticos que se têm registado.

A+ / A-

A operação “Careto 2” da Polícia Judiciária, de combate à criminalidade informática, terminou com a constituição de 14 arguidos.

Em causa está um inquérito já com dois anos para onde estão a ser canalizados todos os ataques informáticos que se têm registado.

É a mesma investigação que o Ministério Público lançou em Abril de 2014 como resposta a um ataque informático de que foi alvo a Procuradoria-Geral da República.

Ao todo, nestes dois anos, o inquérito já soma quase 40 arguidos, sendo que oito deles estão sujeitos a medidas de coacção mais apertadas, uma vez que chegaram a ser detidos o ano passado.

Os alegados crimes cometidos têm sido basicamente os mesmos: sabotagem informática, dano informático e acesso ilegítimo e as vítimas também – diversos organismos do Estado, que vão desde a própria Polícia Judiciária a vários Ministérios, mas também grandes empresas públicas e privadas.

Os últimos casos registados foram nos passados dias 25 de Abril e 1 de Maio, num dos casos ao programa informático Citius, do Ministério da Justiça.

Os suspeitos estão espalhados por todo o país, alguns conhecem-se pessoalmente, outros apenas de forma virtual, e em comum têm a prática do chamado “hacktivismo”.

Na operação desta quarta-feira, a Polícia Judiciária realizou 16 buscas – noutras tantas residências de suspeitos - e constituiu 15 arguidos. Só ficou de fora um menor, com 15 anos de idade.

As buscas realizaram-se na cidade de Lisboa e em vários locais da margem Sul do Tejo – como por exemplo o Barreiro, mas também no Grande Porto e em Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nino
    10 jan, 2018 Margem Norte 12:50
    Nunca vão conseguir parar os hackers do Barreiro, somos simplesmente tramados, esqueçam

Destaques V+