Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paul Krugman em entrevista: “Trump não representa a verdadeira América”

04 mai, 2016 - 18:00 • Paulo Ribeiro Pinto (Renascença) e Nuno Aguiar (Jornal de Negócios). Imagem: Inês Rocha (Renascença) e Catarina Rodrigues (Jornal de Negócios)

“Seria bastante inspirador se Hillary Clinton chegar à Casa Branca”, diz o Nobel da Economia em entrevista à Renascença/Jornal de Negócios.

A+ / A-
Paul Krugman em entrevista: "Governo português não vai criar crise de confiança"
Paul Krugman em entrevista: "Governo português não vai criar crise de confiança"

Veja também:


Diz que o Partido Republicano vive tempos de delírio. Em Bernie Sanders vê alguém que tende para as "respostas fáceis”. O Nobel da Economia em 2008 espera ver Hillary Clinton no lugar que é hoje ocupado por Barack Obama.

Em entrevista à Renascença e ao “Jornal de Negócios”, em Lisboa, o economista norte-americano Paul Krugman diz que Hillary daria o “Presidente mais progressista dos últimos tempos”.

É um fervoroso apoiante de Hillary Clinton. É a pessoa certa para a Casa Branca?

Hillary é sensível e bem informada. Dadas as restantes alternativas, ter alguém na Casa Branca que é, pessoalmente, muito dura sob pressão...

… mas não parece muito entusiasmado.

Eu não sou um romântico no que à política diz respeito. Por exemplo, Obama. Muitas pessoas diziam que era razoável, o que aconteceu ao entusiasmo? O facto é que 20 milhões de pessoas conseguiram acesso a um seguro de saúde, tivemos uma reforma do sistema financeiro, demos importantes passos sobre as alterações climáticas. Julgo que seria bastante inspirador se Hillary Clinton chegar à Casa Branca. Teremos a primeira mulher e, de facto, o Presidente mais progressista dos últimos tempos.

No campo democrata está-se a virar à esquerda. E no republicano?

O Partido Republicano... enfim... Está a entrar na “twilight zone”... De facto, o Partido Republicano está a virar à direita! Até os candidatos que supostamente são moderados, estão extremamente encostados à direita! Estão muito mais à direita de George W. Bush. Se algum republicano ganhasse a nomeação e chegasse veríamos uma guinada à direita! Temos alguém que é absolutamente imprevisível do lado republicano, que acredito que não irá vencer. Os democratas estão a virar ligeiramente à esquerda.

Como é que se explica o "fenómeno" Trump? Na Europa é difícil perceber.

Na Europa - não em Portugal – também têm este tipo de fenómenos. Em França têm [Marine] Le Pen, na Áustria, com as eleições presidenciais, vemos o mesmo tipo de forças. Nos EUA, devido à especificidade das nossas instituições, temos um sistema bipartidário em que 40% dos eleitores das primárias de um partido pode escolher um candidato acabando por produzir um forte candidato presidencial. Mas, na realidade, os EUA não são assim. Este tipo de forças estará sempre presente – forças que se incomodam com a evolução, com as pessoas que são diferentes... Não estou surpreendido. Está sempre presente nas nossas sociedades.

E essas forças estão sobre representadas nos media? A América não é aquilo?

Devido à polarização do sistema político, Trump vai conseguir uma grande votação. Mas as pessoas que apoiam Trump são uma minoria. Quando perguntamos "Quais os estados que estão mais próximos da média?" ou "Que estado é o típico estado norte-americano?", a América assemelha-se ao estado de Nova Iorque (não à cidade), por isso, a noção de que Trump representa a verdadeira América não é real.

Bernie Sanders é considerado de esquerda na Europa. Já disse não ser grande fã da candidatura. É pelo receio de que possa ganhar a Clinton?

Em parte, sim! Mas, do ponto de vista Europeu, eu sou um homem de esquerda, mas também acredito no pragmatismo. Em termos políticos, Sanders tende para as "respostas fáceis". O programa económico é baseado em ilusões. Tal como a maior parte dos economistas de esquerda nos EUA, consigo ver os valores presentes no programa. Mas não tem em conta a realidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • B.V.
    10 mai, 2016 Lisboa 22:48
    Donald Trump tem tudo para ser o presidente americano mais pacifista dos ultimos 30 anos. Basta ver como desfez os trogloditas sedentos de conflito militar nos debates republicanos. Paul Krugman diz o que diz porque trabalha para Hillary Clinton.
  • B.V.
    10 mai, 2016 Lisboa 22:44
    Ouvi bem? Ele diz que "seria bastante inspirador se Hillary Clinton chegar à Casa Branca” ??? Meu Deus! Uma mulher que semeou guerras por todo o Medio Oriente. Paul Krugman mostra bem aquilo que é: um esbirro do Partido Democrata, como a sua coluna semanal bem demonstra. Donald Trump tem uma politica externa que nao so pode beneficiar os EUA mas também a Europa e o mundo, pois Donald Trump recusa-se a participar na farsa que tem sido a ajuda ocidental a terroristas na Siria.
  • fields
    05 mai, 2016 lx 22:20
    Correção sr. Krugman, Trump é exatamente aquilo que a america representa, ou seja, um país onde quem têm muito dinheiro para investir na campanha arrisca-se a ser presidente. É como os jogadores de futebol e as mulheres só que neste caso não precisam de fazer campanha, apenas de dinheiro.
  • Alberto
    05 mai, 2016 Funchal 14:16
    Porque quer mandar no voto dos Americanos? Acha-se "superior"?

Destaques V+