Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Momentos de crise são “oportunidade” para investir em Moçambique

04 mai, 2016 - 16:50 • Paula Caeiro Varela , em Maputo

Marcelo Rebelo de Sousa foi saudado como “pai e irmão” na praça dos heróis da independência.

A+ / A-

São três encontros num só dia entre os dois Presidentes para mostrar a solidez das relações políticas entre Portugal e Moçambique. No segundo dos encontros, um almoço com empresários moçambicanos e portugueses num hotel de Maputo, os Presidentes moçambicano e português, Filipe Nyusi e Marcelo Rebelo de Sousa, apelaram aos empresários para não temerem a crise: invistam porque serão recompensados.

“Os momentos de crise, em Moçambique, como em Portugal, como noutros países por esse mundo fora, são também momentos de oportunidade e de investimento muito aliciantes”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Todos sabemos o potencial de crescimento da economia moçambicana e, por isso, não podemos deixar de acreditar que Moçambique trará bom retorno a quem acreditar neste grande país com grande gente e for capaz de resistir nas alturas mais exigente.”

Moçambique conta com Portugal e com os empresários portugueses, não se cansa de repetir o Presidente português na visita àquela que considera a sua segunda pátria.

Já o Presidente moçambicano promete concentrar esforços na paz, para garantir os investimentos externos: “As prioridades do governo de Moçambique estão direccionadas para a consolidação da paz e da estabilidade. É uma mensagem que os nossos empresários esperam”, afirmou Filipe Nyusi.

Em tom distendido, o Presidente de Moçambique até brincou com o excesso de agenda que o protocolo português quis incluir nesta visita. “O protocolo português agora aprendeu que, para a próxima, tem de dar um intervalo”, brincou Filipe Nyusi, anunciando que convidou Marcelo para uma visita só às ilhas para conversar com calma e reforçar laços.

Nesta quarta-feira, que é formalmente o primeiro dia de visita oficial, Nyusi recebe Marcelo Rebelo de Sousa ainda mais uma vez, no palácio da Ponta Vermelha. Será um regresso ao passado para Marcelo que regressa, como Presidente, à residência que foi da sua família quando o pai era governador-geral de Moçambique.

“Dívida não é crime”

O primeiro encontro do dia entre os dois Presidentes aconteceu na Praça dos Heróis Moçambicanos, onde Marcelo Rebelo de Sousa foi depositar uma coroa de flores no monumento aos que combateram pela independência.

Foi uma ocasião para ser saudado por muitos populares, incluindo antigos combatentes. “É o nosso pai, é o nosso irmão”, dizia um deles enquanto Marcelo emocionado ia distribuindo afectos. Neste momento de emoções não faltou mensagem política, mesmo vinda das mulheres que, trajando capulanas com a cara de Filipe Nyusi estampada, comentavam a actualidade: a dívida escondida, agora descoberta, e que levou à suspensão de ajuda do grupo de doadores.

“Dívida não é crime. A partir do momento em que se reconhece, não é”, afirmava uma delas, manifestando a sua esperança: “Estamos a reconhecer, vamos ultrapassar isto!”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+