Tempo
|
A+ / A-

PSD receia que fundos da Segurança Social estejam em risco

04 mai, 2016 - 12:32

Está marcada para esta quarta uma interpelação do PSD na Assembleia da República para esclarecer o plano de investimentos em reabilitação urbana avançado pelo Governo.

A+ / A-

O PSD quer saber porque é que o Governo quer retirar 1.400 milhões de euros do fundo de estabilização da Segurança Social para investir em reabilitação urbana.

O primeiro-ministro apresentou essa proposta há cerca de um mês, e agora os deputados social-democratas querem saber como é que isso vai ser feito e com que critérios, acusando o Governo de falta de transparência. Para esta quarta-feira está marcada uma interpelação do PSD no plenário da Assembleia da República para esclarecer esta matéria.

O PSD garante que o fundo de estabilização da Segurança Social nos últimos quatro anos teve uma boa rentabilidade, mas o deputado Adão Silva teme agora que o uso desse dinheiro dos trabalhadores seja usado com risco total de perda.

“Este fundo de reabilitação urbana, para nós, é tudo menos claro. Não conhecemos os contornos, não conhecemos o risco, não conhecemos a rentabilidade, e tememos que seja um pouco mais do mesmo, isto é: baixa rentabilidade e muitos riscos”, aponta o deputado.

“Achamos que meter o dinheiro do fundo de estabilização financeira da Segurança Social neste produto de alto risco é pôr em causa a sustentabilidade a médio e a longo prazo da SS”, acrescenta Adão Silva.

O social-democrata reconhece que na década 40 do século passado meia Lisboa foi construída com dinheiros da Segurança Social, mas o sistema era totalmente diferente. “Esses bairros que foram construídos em Lisboa, muitos aliás, milhares de habitações, foram construídas há muitas décadas, muito antes deste fundo e muito antes deste sistema da SS.”

“Era quando o sistema tinha uma base de capitalização, e não era um sistema de repartição como é agora. Os dinheiros que recebia a SS no tempo, investia em múltiplos produtos. As barragens em Portugal na altura foram feitas com este dinheiro, e muitas habitações na Avenida de Roma, na Praça de Londres. Era uma forma de rentabilizar. Mas nunca com o dinheiro do fundo, que só foi criado em 1989”, explica ainda o social-democrata.

O PSD argumenta que em 2008 o ministro da Segurança Social era o mesmo que agora, Vieira da Silva, e nessa altura o fundo perdeu cerca de 300 milhões com a crise das bolsas. Agora, defende o PSD, é preciso ter cuidado.

Sobre as propostas para a sustentabilidade da Segurança Social prometidas pelo líder do PSD, Pedro Passos Coelho, no congresso de Abril, Adão Silva diz que não são para já, nem estão destinadas a serem apresentadas neste debate.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    04 mai, 2016 Lisboa 15:29
    Eu, e muitos milhares de cidadãos também receamos que o PSD esteja em risco. Depois de se ter assistido durante quatro anos à quase destruição de Portugal pela Caranguejola PaFiosa PaFalhada agora estamos a assistir à destruição do PSD por este bando de malfeitores que agora se querem travestir de sociais democratas. Cambada de imbecis parasitas que pensam que somos todos atrasados mentais como eles.
  • Luís M.
    04 mai, 2016 Vila Real 13:40
    É estourar tudo, os reformados que trabalhem nas obras.
  • José
    04 mai, 2016 Oeiras 13:22
    Estive quatro anos e meio há espera da transparência do PSD e CDS. Eu sei, é para nós falarmos deles. Políticos !
  • José Gonçalves
    04 mai, 2016 Alfragide 13:15
    E tão bem que o passinhos pequenos deixou o PAÍS!
  • Zé Povinho
    04 mai, 2016 Lisboa 13:08
    O PSD está preocupado com os fundos da Segurança Social? Engraçado....o PSD no governo, a segurança social era para ser privatizado, ou seja, lá se iam os fundos da segurança social para um paraíso fiscal qualquer!

Destaques V+