Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo português admite reforçar cooperação com Venezuela

04 mai, 2016 - 11:54

Secretário de Estado das Comunidades revela que 80 portugueses estão a receber um apoio especial para emigrantes carenciados.

A+ / A-

O Governo de Lisboa admite a hipótese de reforçar a cooperação económica com a Venezuela. Quem o reconhece é o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em declarações à Renascença.

Depois de um encontro em Caracas com a ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, José Luís Carneiro não avançou pormenores, mas garantiu que é essa a intenção.

“Ao transmitir à senhora ministra a vontade que há dela própria participar activamente na comissão mista de avaliação do acordo de cooperação em Junho, naturalmente que falámos nas diversas dimensões da cooperação, nomeadamente cultural, mas também económica. Essa é a intenção e a vontade do senhor ministro dos Negócios Estrangeiros”, afirmou.

Numa altura em que a Venezuela atravessa um período de grande dificuldade, José Luís Carneiro revelou que já estão a ajudar 80 portugueses. “Estão a receber um apoio especial para emigrantes carenciados”, esclareceu.

O secretário de Estado avança ainda que há casos de “cidadãos com posses mais elevadas” que estão a pedir passaporte português porque querem “escolher residência noutros países mais seguros”.

Apesar destas solicitações, o governante não espera que haja muitos pedidos neste sentido, uma vez que ”a grande maioria dos portugueses que se encontra na Venezuela tem a sua vida aqui estabelecida, tem as suas famílias, o seu património, as suas empresas e portanto dificilmente estes portugueses sairão” da Venezuela.

De acordo com José Luís Carneiro, na Venezuela há cerca de 200 mil portugueses inscritos nos serviços consulares e ainda mais de 500 mil luso-descendentes.

A Venezuela tem a mais alta taxa de inflação do mundo e enfrenta actualmente uma escassez de produtos nos supermercados e nas farmácias e uma crise energética.

A combinação das diferentes crises levou a uma escalada da tensão, que por vezes tem gerado múltiplos confrontos nas ruas, saques a lojas e roubos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PORTUGUÊS
    04 mai, 2016 BELEM PARÁ BRASIL 23:13
    Precisa cooperar com os venezuelanos no sentido de expulsar o doido, o ditador, o tirano, o incompetente Maduro. Fazer o que os brasileiros estão fazendo para tirar o governo que é da mesma laia, só que aqui havemos de ter sucesso. Os brasileiros perderam milhões de dólares, que nunca mais verão, em empréstimos (doações) à Venezuela, dinheiro de impostos, pagos pelo povo que deveria voltar em benefícios para esse mesmo povo. Coisas de governos de esquerda! O comunismo precisa ser erradicado no mundo, não funciona em lugar nenhum. Os países comunistas que conseguem se diferenciar hoje são aqueles que abriram ao capitalismo, como por exemplo a China.
  • Fernando
    04 mai, 2016 Lisboa 16:53
    Quando há golpes nos bancos na ordem do milhares de milhões de euros e não se vê solução à vista mas os autores continuam a viver à grande ninguém reclama. Quando Há pessoas carenciadas, muitas delas portuguesas, em dificuldades, já toda a gente reclama.
  • Armindo Gloria
    04 mai, 2016 Aveiro 15:57
    Vivo na Venezuela a 45 anos, estou para ver a 1ª ajuda de Portugal a Venezuela, esa ajuda seria boa para aquí (Portugal), onde cortaram salarios, pensões e direitos adquiridos aos trabalhadores, senhores políticos, pensem 1º nos problemas de aquí que sao muitos e depois o que les sobre ofreçam aos outros..
  • Antonio
    04 mai, 2016 Mirandela 15:32
    Com os problemas que temos na produção de Leite, Carne de porco, etc. etc. Porque não mandamos estes produtos para a Venezuela em troca de Petróleo ????
  • Assunção Palma
    04 mai, 2016 Belas 15:18
    Pessoal concordo com todos vocês... Será que o responsável disto tudo tb está pensando ir dar lá mais MAGALHÃES? Está tudo dito, damos um trambolhão do fundo do precipício, nunca mais de lá saímos. Não esquecer que o 1º de hoje, foi o braço direito e o 2º portanto, do 44. Quem tem bons professores e é feito da mesma massa não muda. Quer dizer, o Maduro tem os FP a trabalhar 2 dias por semana, logo produzem menos, e aqui os pobres e impotentes dos portugas vão trabalhar para eles? Sim... impotentes pq não podemos fazer nada, a não ser revoltarmo-nos com tanta estupidez. Com tantos milhares de desempregados, pessoas a passar fome, baixas cortadas injustamente e sem recurso como é o meu caso, RSI vergonhosos para quem passa fome e doentes, abonos cortados, aumentos de impostos, uma catástrofe à vista e ainda vai oferecer o que cá não temos... Onde andam as 2 muletas? Se fosse o anterior governo o barulho que já se ouvia na capoeira, assim já não temos quem defenda os fracos, os famintos, os pobres. Pelos vistos ficámos todos ricos a partir da altura em que as muletas começaram a fazer exigências ao governo... exigências essas, que só servem os sindicatos e a FP
  • Jorge
    04 mai, 2016 Coimbra 15:14
    O roto e o remendado...
  • FMMC
    04 mai, 2016 Braga 15:07
    Anda tudo LOUCO. Não temos onde cair e vamos ajudar outros países dos quais NUNCA + vamos ver o dinheiro? Onde é que o ser humano vai parar c/ a GANANCIA do poder e do dinheiro, nem que p/ isso prejudique povos durante décadas, que é o n/ caso. Gente que está no governo, governem não desgovernem, tenham bom senso não procedam como loucos, deixem de politica a politica não nos dá de comer, nem trabalho.
  • Manuel
    04 mai, 2016 Silva 15:00
    Que pouca vergonha é esta!!!??? Morre-se nos hospitais portugueses,há fome,velhos sem protecção e estes gajos vão mandar dinheiro dos contribuintes para o maluco do Maduro dos passaritos e escumalha??? Esta pouca vergonha destes gajos desbaratarem os dinheiros públicos tem que acabar! É imperioso que se criem comissões de avaliação,com gente honesta que possa travar de vez a delapidação de dinheiros públicos! JÁ!!!!!!!
  • Tinicom
    04 mai, 2016 Porto 14:47
    Como? Então por 100 milhões de euros vão ter de cortar nas despesas sociais, outra vez, e vamos dar o pouco que temos ainda por cima a um país que irá ser dinheiro desperdiçado porque politicamente lá não se entendem. Já agora ainda estou à espera que os politicos comecem a poupar nas despesas do estado , mas as de funcionamento e governança. Por isso tirem as patas do estado social.
  • JG
    04 mai, 2016 Lx 14:37
    Mas está tudo doido?... Ou estou a ver mal o filme?..

Destaques V+