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A correr, a caminhar ou de bicicleta. Passeio solidário marca abertura do maior túnel da Península Ibérica

04 mai, 2016 - 07:14 • Olímpia Mairos

Túnel do Marão integra a auto-estrada que liga Trás-os-Montes e o litoral. Começou a ser construído em 2009, mas as obras foram suspensas três vezes. É inaugurado no sábado.

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Está a ser preparada uma grande festa para inaugurar o Túnel do Marão, uma obra há muito ansiada pelos transmontanos e que vai encurtar as distâncias entre Trás-os-Montes e o litoral.

A inauguração oficial acontece à tarde, mas a festa começa logo pela manhã com um passeio solidário pela infra-estrutura rodoviária de 5,6 quilómetros, organizado pelo município de Vila Real, com a ajuda da Câmara de Amarante.

O evento inclui um passeio de bicicletas, uma corrida e uma caminhada. Quem desejar participar tem de se inscrever e contribuir com géneros alimentares, que serão depois entregues à delegação de Vila Real da Cruz Vermelha.

À venda estará também uma camisola com a frase de Miguel Torga “Entre quem é”, que custa “dois túneis” e cujas receitas revertem para a Cáritas Diocesana de Vila Real.

O presidente da autarquia, Rui Santos, explica que o objectivo da iniciativa “é claro, por um lado, propiciar a todos os cidadãos que queiram passar pelo Túnel do Marão antes da sua inauguração e de forma pedonal e, por outro lado, contribuir para uma causa solidária, dando uma ajuda a quem necessita”.

Ao final da manhã, o túnel será atravessado por carros clássicos e vespas antigas.

À tarde, pelas 15h00, começa a inauguração oficial com a comitiva liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, a entrar no túnel pelo lado de Amarante e os discursos a terem lugar do lado de Vila Real.

O fim da “barreira mítica” sete anos depois

A auto-estrada do Marão possui 26 quilómetros, quase seis em túnel, e começou a ser construída em 2009. Depois de três paragens e um resgate pelo Estado, abre oficialmente ao público às zero horas de domingo.

“Esta infra-estrutura acabará com a barreira mítica do Marão, uma barreira que era física, mas também era muito psicológica”, afirma o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

A abertura da infra-estrutura trará, no seu entender, “novas oportunidades, uma grande aproximação de Vila Real ao Porto, ao litoral, será um grande instrumento ao serviço do desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro”.

Comentários
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  • fernando silva
    04 mai, 2016 coimbra 14:52
    Enquanto o carro andar á frente dos bois Portugal não sai da cêpa torta!!!!
  • Rui Rocha
    04 mai, 2016 Mirandela 09:59
    Fico contente com a construção do túnel mas, sem investimento no sector produtivo, agricultura, indústria, turismo, etc, não há criação de riqueza nem de postos de trabalho para fixar a população, a alternativa é emigrar ou viver no litoral, ficando a região transmontana cada vez mais desertificada em termos humanos. O que trouxe a construção da A24 Chaves-Viseu? As viagens ficaram mais rápidas mas, as pessoas continuaram a emigrar, Trás os Montes continuou a perder população. Com o túnel do Marão a situação é idêntica.
  • João Martins
    04 mai, 2016 Lisboa 09:40
    Gostava de saber em que se baseiam para afirmar que este é o maior túnel da Península Ibérica. Existem túneis ferroviários de muito maior longitude mas, mesmo que se refira apenas a rodoviário, também não será o maior.

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