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Medina quer expansão do metro dentro de Lisboa

03 mai, 2016 - 23:01

A ideia também já tinha sido defendida pelo primeiro-ministro, que anunciou o alargamento das linhas do metropolitano.

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O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, afirmou esta terça-feira, na Assembleia Municipal, que a próxima expansão da linha do metro deve ser efectuada dentro do concelho, opinião já defendida pelo primeiro-ministro, António Costa.

"O que o primeiro-ministro veio dizer é que, em muitos e muitos anos, vai haver investimento em linhas do metro de Lisboa", afirmou Fernando Medina em resposta ao deputado municipal do PSD Luís Newton, que recordou declarações do chefe do governo.

Aquando da inauguração da estação de metro da Reboleira, em meados de Abril, António Costa (PS) afirmou que o próximo passo da expansão da linha deverá ser a ligação entre o Cais do Sodré e o Rato, unindo a linha verde e a amarela.

"O primeiro-ministro refere que a expansão do metro deve concentrar-se agora dentro do concelho de Lisboa, e ele tem razão", apontou o presidente do município, também ele socialista.

Intervindo durante um debate sobre transportes, Medina considerou que no passado, "e aqui fruto de responsabilidade de Governos do Partido Socialista, foi dada prioridade à expansão do metro fora do município de Lisboa, não cuidando da consolidação e da expansão do metro dentro do município de Lisboa".

Na opinião do autarca, o encontro da linha amarela com a linha verde "vai permitir criar uma circular no metro" que vai servir "uma zona muito importante da região de Lisboa".

"Será este anel, que no fundo será unificado numa só linha, que vai funcionar como grande elemento distribuidor de pessoas que, chegando por vários meios, vão poder usar este meio rápido para se distribuir", advogou.

Falando directamente para Luís Newton, também presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Medina recusou que "a expansão do metro se deve ficar por aqui".

"Servirmos as áreas quer de Campolide, quer de Campo de Ourique, e depois a extensão do metro à zona ocidental da cidade são obviamente prioridades que devem ser prosseguidas e que não devem ser abandonadas pelo município de Lisboa", vincou.

Discursando no início do debate sobre transportes públicos promovido pela Assembleia Municipal, o presidente do município referiu que a nível de financiamento, "o facto de serem as entidades municipais financiadoras do que é o serviço local é uma vantagem de autonomia e que dá poder de decisão".

"O pior que eu creio que nos poderia acontecer era querermos tentar desviar o modelo e que no fim andássemos todos a mendigar à porta da administração central, na dependência do humor de cada ministro em cada momento no tempo, em cada ano a que estivéssemos a isso sujeitos", advogou.

Para o chefe do executivo municipal, a "solução virtuosa" para os transportes passa pelos "município assumirem as suas competências enquanto autoridade de transportes, mas desde o início tornarem claro que há um amplo quadro de partilha de responsabilidades através da área metropolitana sob o qual todas as operações se devem desenvolver".

"A melhor forma de nós assegurarmos o sistema de transportes é haver uma consignação de receitas", vincou.

Medina defendeu também que ficar na "dependência anual de qualquer Orçamento do Estado" será "um erro para a construção da arquitectura do sistema de transportes", considerando que a actual lei "protege os municípios".

Comentários
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  • RODRIGO ALBERTO
    20 jul, 2016 Benfica do Ribatejo 14:26
    Já agora façam um túnel entre Algés e Trafaria, ligando a A33 e a A36
  • rosinda
    04 mai, 2016 palmela 11:54
    Nao sei porque razao o museus feicham tao cedo ao domingo ?
  • rosinda
    04 mai, 2016 palmela 11:47
    Por causa deste parvalhao nao vou poder ir ao museu do fado ver os quadros de pedro guimares deve haver muita confusao!
  • Eduardo
    04 mai, 2016 Lx 09:38
    Cada macaco no seu galho. A Lisboa o que é de Lisboa e a Trofa o que é de Trofa. Para isso é que servem os IMI,s.
  • EU
    04 mai, 2016 LISBOA 07:35
    Para quando uma ligação do metro até á minha cama? e da minha cama até ao café da esquina isso sim isso é que era importante
  • 04 mai, 2016 07:21
    A ligação da linha verde à linha azul é que se torna importante. Verdadeiros dormitórios de Lisboa.
  • JC
    04 mai, 2016 Lisboa 04:25
    Cais do Sodré para o Terreiro do Paço é que era essencial.
  • Maria Sousa
    04 mai, 2016 Porto 03:33
    Para expandir o metro de Lisboa há dinheiro? Pois, mais um desvio de fundos... Não devia o dinheiro ir para terminar a ligação à Trofa, que fazia parte da primeira fase do metro do Porto? População que ficou literalmente sem transporte após levantamento da via estreita há mais de uma década. Talvez o poder difusor do alargamento do metro de Lisboa chegue à Trofa daqui a... 50 anos. Ainda acham que o Norte não tem razão de queixa.
  • Pedro
    04 mai, 2016 Sacavém 02:19
    Aumentem a linha avermelha até Sacavém como tinham prometido , é util .
  • Rui Silva
    04 mai, 2016 Porto 02:15
    Como já aqui foi referido deveria era ser feita a ligação aeroporto campo grande. Esta ligação permitiria reduzir a ligação do aeroporto para o centro da cidade que bem é necessária e reduziria em muito tempo.

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