Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ulrich diz que não há alternativa à concentração dos bancos

03 mai, 2016 - 19:21

A baixa rentabilidade e as regras cada vez mais apertadas de regulação são factores determinantes que levam à necessidade de mudanças no sector bancário.

A+ / A-

O presidente executivo do BPI considerou esta terça-feira "inexorável" que haja concentração no sector bancário, isto num momento em que os bancos se confrontam com baixas rentabilidades e cada vez mais exigências da regulação.

"O que está a acontecer no sector bancário - que pela baixa rentabilidade leva a concentração e diminuição do número de concorrentes - é um movimento inexorável, com avanços e recuos, mas é uma resposta às exigências a que o sector está sujeito", afirmou Fernando Ulrich.

O líder do BPI está a participar numa conferência organizada pelo Partido Socialista (PS), em Lisboa, que pretende reflectir sobre questões como a concentração bancária ou o financiamento da economia.

Ulrich foi ainda mais longe e disse que o sector bancário pode ficar "parecido com o sector eléctrico", com "mais consolidação, mais concorrentes e mais poder de mercado" dos operadores que ficarem.

Em causa nessa similitude que Ulrich antevê está, assim, o número de operadores, tendo em conta a concentração que considera inevitável que aconteça entre bancos, mas também a segurança e solidez do sector bancário.

"Queremos ter um sistema eléctrico em que as centrais não expludam, em que a electricidade chegue às casas", afirmou, referindo que na banca também os clientes querem essas garantias.

Fernando Ulrich lembrou ainda os casos do BPP, BPN, BES e Banif para dizer que "tem de acabar" a sucessão de casos de problemas em bancos.

Sobre a necessidade que os bancos portugueses têm de conseguirem novos investidores, Fernando Ulrich comparou Portugal com a Grécia.

"Se os bancos gregos têm sido capazes de levantar capital, penso que os bancos portugueses também vão ser", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rui
    03 mai, 2016 montijo 23:54
    Os 'globalization-lovers', 'UE-lovers' e afins... que andam por aí a fazer piruetas, saltos-mortais e fliques-flaques procurando pretextos para negar o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA das diversas Nações/Pátrias.. .que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa. « http://separatismo--50--50.blogspot.com/ »

Destaques V+