Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exército garante que Colégio Militar não discrimina homossexuais

03 mai, 2016 - 14:21

O director de Educação e Doutrina do Exército diz que o estabelecimento de ensino "nunca promoveu ou compactuou com qualquer atitude discriminatória".

A+ / A-

O director de Educação e Doutrina do Exército garantiu esta terça-feira, no Parlamento, que não há discriminação de alunos homossexuais no Colégio Militar e que nenhum estudante foi alguma vez expulso por causa da sua orientação sexual.

Na subcomissão parlamentar para a Igualdade e Não Discriminação, o major-general Fernando Coias Ferreira garantiu que desde 2010, altura em que foi director do Colégio Militar, e até hoje, aquele estabelecimento de ensino "nunca promoveu ou compactuou com qualquer atitude discriminatória".

"Nem nunca nenhum aluno foi disciplinarmente transferido da escola ou qualquer encarregado de educação aconselhado a transferir de escola o seu educando simplesmente por assumir a sua orientação sexual", afirmou Coias Ferreira.

De acordo com o major-general, essa discriminação não existe no Exército, sublinhando que esta força armada tem como "firme propósito orientador a total proibição de práticas discriminatórias nas estruturas e actividades deste ramo [das Forças Armadas]".

A audição do director de Educação e Doutrina do Exército surge na sequência de uma reportagem do jornal digital Observador sobre o dia-a-dia do Colégio Militar e cujas declarações do subdirector levaram à demissão do Chefe de Estado Maior do Exército (CEME), general Carlos Jerónimo.

Perante os deputados, o major-general afirmou que o subdirector apenas se referiu a afectos (relacionamentos entre alunos) e defendeu que os afectos tanto se aplicam a pessoas homossexuais como heterossexuais.

Por outro lado, Fernando Coias Ferreiras deixou a garantia de que se a inspecção que decorre entre esta terça e quarta-feira trouxer recomendações ou propostas para melhorar, o Colégio Militar está aberto e disponível para que essas recomendações sejam inscritas nos regulamentos internos.

Segundo o major-general, os alunos e as alunas do Colégio Militar “relacionam-se entre si, e com restante comunidade educativa, dentro da especificidade do enquadramento e formação de matriz militar” e aproveitou para defender o subdirector como um “profissional de excepção”.

"Semântica" e "criatividade", sim. Homofobia, não

No entender de Coias Ferreira, as declarações feitas pelo subdirector, o tenente-coronel Ruivo Grilo, têm de ser lidas não só à luz das suas “qualidades pessoais”, mas também “das condições em que foi efectuada a entrevista, das questões de semântica, bem como de algum artifício e criatividade jornalística nas perguntas e nas citações”.

“Interpretadas posteriormente ao sabor de variadas conveniências e apreciações, as quais vão muito além da simples discussão da alegada discriminação pela orientação sexual no Colégio Militar e muito a jeito de juízos que inferem processos de intenção sobre o futuro desta instituição”, apontou.

Coias Ferreira defendeu as declarações do subdirector, apontando que apenas falou em afectos “que não são permitidos no regulamento interno, os quais não são exclusivos de alunos homossexuais, embora num ambiente crítico, como o internato”.

“Querer imputar conduta homofóbica ou passividade perante ela ao tenente-coronel António Grilo não é correcto”, defendeu, lembrando que há mecanismos que podem usados para denunciar ou reclamar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+