Tempo
|
A+ / A-

Suspeitas de branqueamento e fraude no União de Leiria

03 mai, 2016 - 12:57

As buscas abrangem os estádios de futebol de Braga e Leiria, as SAD do União de Leiria, do Sporting e do Benfica.

A+ / A-

Instalações do União de Leiria, Sporting de Braga, Benfica e Sporting estão a ser alvo de buscas da Polícia Judiciária, numa investigação ligada a negócios da SAD leiriense.

"As buscas abrangem, designadamente, os estádios de futebol de Braga e Leiria, as SAD do União de Leiria, do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica bem como residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia", revela o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em comunicado.

A Polícia Judiciária (PJ) revela, em comunicado, que esta operação, intitulada de "Matrioskas", levou à "constituição de pessoas individuais e colectivas como arguidas". Uma fonte da PJ disse à Lusa que há seis arguidos.

O empresário russo Alexander Tolstikov, presidente da SAD do União Desportiva de Leiria, a SAD e o clube são três dos arguidos, além de outras três pessoas, “com relações" ao presidente da SAD da União de Leiria e "à própria SAD deste clube", que também foram constituídas arguidas, adiantou a fonte da PJ.

A mesma fonte ouvida pela Lusa admitiu que possam vir a ser constituídos mais arguidos no decorrer da operação, uma vez que a investigação ainda está em curso.

Fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou à Renascença a constituição de "seis arguidos, quatro pessoas singulares e duas colectivas".

De acordo com a PJ, a operação foi desencadeada "através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria", no âmbito de um inquérito do DCIAP.

Segundo a PJ, a Operação Matrioskas "desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objecto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a actividade desportiva".

Benfica e Sporting "não são alvo de investigação"

Fonte da PJ disse à agência Lusa que as SAD do Sporting, Benfica e Braga "não são alvo de investigação", que está centrada na SAD do União de Leiria devido às negociações realizadas com aqueles três clubes. Benfica e Sporting de Braga confirmaram as buscas e informaram que não são visados nesta operação.

Segundo a mesma fonte policial, existem suspeitas de lavagem de dinheiro proveniente de crime organizado da Rússia, com passagem por um país do Báltico, que depois seria investido na SAD da União de Leiria.

Segundo a edição "online" do Correio da Manhã, o alvo de todas as suspeitas é o maior accionista da SAD do União de Leiria, a empresa DS Investment LLP, do grupo russo D-Sports, que detém a maioria do capital.

"As diligências, materializadas nas regiões de Leiria, Lisboa e Braga, mediante execução de 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e colectivas como arguidas", indica ainda o comunicado da PJ.

Na operação estão envolvidas 22 equipas da Polícia Judiciária, bem como um magistrado do Ministério Público, um magistrado judicial e um representante da Ordem dos Advogados. Neste inquérito, que se encontra em segredo de justiça, o Ministério Público é coadjuvado pela Polícia Judiciária e pela Autoridade Tributária.

[Notícia actualizada às 16h41]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    03 mai, 2016 Custoias 16:36
    Só em Leiria? começo a ter confiança em alguns agentes da Judiciária.
  • Pinto
    03 mai, 2016 Custoias 13:42
    Há muito que se sabe que as lavagens de dinheiros no sector desportivo se faz.

Destaques V+