Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Matrioskas. PJ faz buscas no Benfica, Sporting e Sporting de Braga

03 mai, 2016 - 11:13

Investigação está ligada a negócios realizados entre os clubes e a SAD da União de Leiria. Em causa estão eventuais crimes de branqueamento de capitais, falsificação de documentos, fraude fiscal e, eventualmente, associação criminosa.

A+ / A-

As SAD do Benfica, Sporting e Sporting de Braga estão a ser alvo de buscas pela Polícia Judiciária, numa investigação ligada a negócios realizados por estas com a SAD da União de Leiria.

Em comunicado, a Polícia Judiciária confirma tratar-se da operação Matrioskas. "A investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objecto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a actividade desportiva", lê-se na nota enviada às redacções.

A mesma nota refere que as diligências, "materializadas nas regiões de Leiria, Lisboa e Braga, mediante execução de 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e colectivas como arguidas".

Fonte da PJ disse à agência Lusa que as três SAD, onde esta terça-feira estão a ser realizadas buscas, "não são alvo de investigação", uma vez que esta está centrada na SAD da União de Leiria devido às negociações realizadas com aqueles três clubes.

Segundo a mesma fonte policial, existem suspeitas de lavagem de dinheiro proveniente de crime organizado da Rússia, com passagem por um país do Báltico, que depois seria investido na SAD da União de Leiria.

Segundo a edição "online" do "Correio da Manhã", a investigação nasceu em Leiria, sendo o alvo de todas as suspeitas o maior acionista da SAD, a empresa DS Investment LLP, do grupo russo D-Sports, que detém a maioria do capital.

Ainda de acordo com o "Correio da Manhã", a PJ acredita que os empresários que detêm a SAD do União de Leiria lavam milhões de euros em Portugal com proveniência no crime organizado, sob a fachada dos negócios do futebol.

[Notícia actualizada às 13h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    03 mai, 2016 Lisboa 12:53
    Para grandes males grandes remédios. Não há dia nenhum que não seja noticiado "um caldinho". Os caldos sucedem-se a um ritmo vertiginante em todas as àreas de actividade. Só as Câmaras vá lá saber-se porquê é que não são investigadas apesar de serem reconhecidas como centros de grande corrupção. Deveriam fechar as fronteiras durante seis meses e começar no Minho e acabar no Algarve uma investigação a tudo o que é publico e a tudo o que é privado com ligações ao Publico. Entretanto transformar tudo o que é antigo quartel em prisão para hospedar os "rapazitos". Reforçar o MP e os tribunais bem como a PJ com bastante pessoal para que os processos de investigação e as condenações sejam céleres. Ao fim de seis meses se se verificar que o ar continua empestado com tanta corrupção prolongar o processo por mais seis meses pra que todos possam ir de cana. Portugal ou acaba com a corrpução ou então não tem futuro. Já nos basta todos os outros problemas graves para os quais não nos é fácil encontrar soluções. Cana com eles e muito pesada independentemente de serem amigos, compadres ou camaradas de partido.
  • rosinda
    03 mai, 2016 palmela 12:23
    Estes vigaristas deviam ser todos presos ! Com uns murros nos dentes ate a placa saltar contavam a verdade num instante!
  • joao
    03 mai, 2016 portugal 12:14
    até a judiciaria está a fazer ruído contra o Benfica e para que esta atitude não seja uma ação descarada colocaram mais 2 nomes de clubes....Esta acção tinha aparecer nesta data...coincidência

Destaques V+