Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Capital da Cultura do Eixo Atlântico arranca na quinta-feira

03 mai, 2016 - 10:43 • Olímpia Mairos

A iniciativa "Do Douro ao Atlântico" junta Vila Real e Matosinhos. Só na cidade transmontana, envolve mais de 30 entidades públicas e privadas e prevê eventos de teatro, música, cinema ou literatura, a decorrer em 19 locais.

A+ / A-

Um concerto da Orquestra Gulbenkian e Mário Laginha, na quinta-feira, dá o arranque à iniciativa Vila Real - Capital da Cultura do Eixo Atlântico. No mesmo dia, é inaugurada a Bienal de Pintura do Eixo Atlântico e faz-se uma evocação do escritor Trindade Coelho.

A programação estende-se até Outubro, mas a autarquia de Vila Real revela apenas a agenda para os dois primeiros meses, Maio e Junho, que inclui a realização de 120 eventos de teatro, música, cinema ou literatura a decorrer em 19 locais da cidade e envolvendo mais de 30 entidades públicas e privadas.

Para a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Vila Real, Eugénia Almeida, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico é “uma oportunidade para a promoção da região, para atrair mais visitantes e divulgar a actividade cultural que já é feita neste território”.

"A Capital da Cultura que irá decorrer aqui não será um ano de excepção, não será um ano anormalmente rico em eventos culturais, não representará uma inflação artificial de vida cultural do concelho que esvaziaria no dia seguinte ao seu encerramento", completa o presidente da autarquia, Rui Santos.

O autarca reitera que a "intenção é criar uma montra que permita aos agentes culturais levarem a sua oferta a mais de sete milhões de pessoas no Norte e na Galiza".

Esta é a primeira vez que duas cidades, Vila Real e de Matosinhos, partilham o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Vila Nova de Gaia foi Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2009, Viana do Castelo em 2011 e Ourense em 2014.

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico decorre a cada dois anos e foi criada em 2007 com o objectivo de “potenciar as expressões culturais das cidades do Norte de Portugal e da Galiza, consolidar os valores comuns e promover os artistas portugueses e galegos das mais diversas áreas”.

Cultura e a criação produzida em cidades galegas e portuguesas

Até Junho, passarão pela cidade de Vila Real os Deolinda, a Orquestra Sinfónica do Porto e a Orquestra Barroco e serão apresentadas as peças "O Misantropo" e "Ensaio sobre a cegueira". decorrerá ainda o encontro euro regional e universitário de artes cénicas, que junta seis universidades portugueses e galegas, bem como o congresso internacional Infowine.forum.2016.

As Festas da Cidade e o Circuito Automóvel de Vila Real serão também mote para algumas manifestações culturais.

A programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico agrega vários eventos que já fazem parte da programação regular da cidade para os meses de verão, como o Rock Nordeste, os concertos de verão do teatro municipal ou o Festival Douro Jazz.

Para além dos equipamentos culturais como o teatro, os museus, a biblioteca ou o grémio, os eventos vão ainda espalhar-se por outras instituições como a universidade, a Casa de Mateus e até mesmo o centro histórico, que vai acolher exposições e um ciclo de artes de rua.

Produtores locais como a “Covilhete na Mão”, a “Shortcutz”, a “Transa” e várias associações do concelho dão também o seu contributo em áreas como a música, as exposições, o cinema, a música tradicional.

O programa integra protagonistas de ambos os lados da euro-região, cumprindo assim o objectivo principal de “celebrar a cultura e a criação produzida em diferentes cidades” galegas e portuguesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+