Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inglaterra

Leicester. O campeão improvável

02 mai, 2016 - 22:06

Nunca antes visto. A prova de que tudo é possível no futebol. Leicester City campeão inglês, de forma inédita.

A+ / A-

O novo campeão inglês mora a noroeste de Londres, 160 km e terminou com a hegemonia dos tubarões do futebol inglês. Nos últimos 20 anos, só cinco equipas ganhavam o título inglês: Manchester United, City, Chelsea, Arsenal e Liverpool.

Há dois anos, o Leicester jogava na 2ª Liga, e provou em plena pátria do futebol que não são os orçamentos que ganham campeonatos.

Clube centenário, o Leicester nunca tinha ganho a Liga inglesa e há 53 anos que não entrava nos quatro primeiros lugares da Liga.

As “raposas”, alcunha do Leicester devido à caça em larga escala que a região fazia ao animal no século XIX, tinham no palmarés 7 títulos da segunda divisão, um recorde a par do Manchester City, e quatro finais de taça perdidas, a última em 1969.

Em 2010, um grupo asiático comprou o clube e sob a liderança do bilionário tailandês é Vichai Srivaddhanaprabha, o Leicester City, regressou à 1ª Liga no Verão de 2014.

O novo patrão do clube prometeu investir para colocar a equipa em 5º lugar. Em dois anos, o Leicester é campeão sob o comando técnico do italiano Claudio Ranieri, contratado em Julho do ano passado. O objectivo traçado era terminar até ao 12º lugar e havia prémio para essa meta. Ranieri, de 64 anos, nunca ganhara um título de Primeira Liga, apesar de ter treinado equipas de nomeada como a Juventus, Chelsea, Roma, Inter, Mónaco e Atlético de Madrid.

No Leicester, organizou uma formação sem estrelas. Exímia no contra-ataque, a equipa não privilegia a posse. Prefere os lançamentos longos. A percentagem de passes certos é reduzida. Nada cerimoniosa a aliviar bolas da defesa, é eficaz na frente. E com esta imagem de marca fez-se um campeão improvável do campeonato inglês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+