Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Moreira da Silva finalista para cargo nas Nações Unidas

02 mai, 2016 - 20:05 • Eunice Lourenço

Ex-ministro foi entrevistado por Ban Ki-moon na semana passada. Se for escolhido, terá de deixar direcção de Passos Coelho.

A+ / A-

O ex-ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva candidatou-se a secretário-executivo da convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas e está na lista restrita para o cargo.

O anúncio foi feito pelo próprio no seu perfil na rede social Facebook, onde conta que, na semana passada, foi entrevistado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O lugar a que Moreira da Silva se candidatou reporta directamente a Ban Ki-moon e tem a responsabilidade de liderar a implementação do Acordo de Paris para as alterações climáticas.

Moreira da Silva já ultrapassou várias fases do processo e está na “short list” final que, segundo ele, tem habitualmente dois ou três candidatos. O anúncio da decisão será divulgado em breve.

Se for escolhido, Moreira da Silva terá de deixar a direcção de Pedro Passos Coelho para a qual foi reeleito no congresso do PSD, no início de Abril.

“Esta minha candidatura não envolveu, obviamente, qualquer desvalorização, da minha parte, das funções que exerço com a maior honra, no plano político, tanto como deputado eleito por Braga como de vice-presidente do PSD”, escreve o ex-ministro no Facebook, justificando que esta candidatura é uma “reafirmação” do seu “interesse em servir publicamente no combate às alterações climáticas”.

Como o próprio lembra, nos últimos 20 anos, dedicou a questões de ambiente nos vários cargos que foi tendo: deputado europeu (e autor do sistema europeu de comércio de emissões), secretário de Estado da Ciência e secretario de Estado do Ambiente, director no Programa das Nações Unidas para o Ambiente e, mais recentemente, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. “Qualquer que venha a ser o resultado a divulgar, brevemente, procurei honrar Portugal”, conclui Moreira da Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+