Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inverno 2015/16 foi o mais quente dos últimos 18 anos

02 mai, 2016 - 11:10

“A temperatura média no trimestre foi de 10,90 graus, superior em 1,25 graus", indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A+ / A-

O Inverno 2015/2016 (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) em Portugal continental foi o mais quente dos últimos 18 anos e o terceiro desde 1931, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o documento disponível esta segunda-feira na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet, o Inverno 2015/16 classificou-se como muito quente em relação à temperatura e normal quanto à quantidade de precipitação.

“A temperatura média no trimestre foi de 10,90 graus, superior em 1,25 graus relativamente ao normal, sendo o terceiro inverno mais quente desde 1931 e o mais quente dos últimos 18 anos”, indica o IPMA.

Os dados indicam também que os valores só foram superiores nos invernos de 1990 (11,13 graus) e em 1998 (11,02 graus).

“Os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar também foram superiores aos valores normais. O valor da temperatura máxima foi o terceiro mais alto desde 1931 e o mais elevado desde 2000. A mínima foi a sétima mais alta desde 1931 e a mais elevada dos últimos 15 anos”, segundo o boletim.

No que diz respeito à precipitação, o instituto avançou que “o valor médio da quantidade no trimestre (414,0 milímetros) foi superior ao valor médio correspondendo a 117% do valor normal”.

E qual o mês mais chuvoso?

O IPMA destacou no boletim que o mês de Janeiro foi o “mais chuvoso e extremamente quente, sendo o valor médio da temperatura média o terceiro mais alto desde 1931 e o mais elevado dos últimos 50 anos”.

“O valor da quantidade de precipitação em Janeiro foi superior ao valor normal, sendo o valor mais alto dos últimos 15 anos”, é indicado.

O mês de Fevereiro, segundo o IPMA, foi “chuvoso e o valor médio da temperatura média do ar foi próximo do valor normal e a precipitação foi superior ao valor normal sendo o terceiro mais alto desde 2000”.

No Boletim Climatológico de Inverno é também destacado que nos dias 9 e 11 de Janeiro ocorreram valores elevados da quantidade de precipitação e de vento forte.

De acordo com o documento, o menor valor da temperatura mínima (-5,2 graus) foi registado a 16 de Fevereiro nas Penhas Douradas e o maior valor da máxima (24,7 graus) ocorreu a 4 de Dezembro em Aljezur, distrito de Faro.

O maior valor da quantidade de precipitação em 24 horas (184,2 milímetros) foi registado a 13 de Fevereiro em Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

O instituto adiantou que o maior valor de intensidade máxima do vento (rajada) durante o Inverno (118,8 quilómetros por hora) ocorreu em Pedras Rubras, concelho da Maia, distrito do Porto, a 14 de Fevereiro passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • descrente
    03 mai, 2016 coimbra 16:45
    se eles dizem eu acredito, até vou já me colocar a disposicao pra pagar bonus de carbono, pagamos poucos impostos precisamos de mais um. Engraçado é que os fanaticos da religiao do aquecimento global "hey Hudor, obrigado pela dica bem parecem religiao mesmo, nao questione apenas acredite no que te dissermos que é a verdade" nao conseguem explicar o porque de haver tanta coisa congelada de animais a madeira antiga devidamente sepultados no fundo do gelo nos polos, alguem deve ter escavado aquilo pra enterrar eles né, claro que aquilo nao poder significar que ja ouve aquecimento global e arrefecimento tambem varias vezes afinal é tudo culpa nossa e das nossas perversas emissoes logo temos que pagar os pecados com impostos e leis . até nisso se assemelha a religioes, es obrigado a acreditar ou te ridicularizam e excluem "vide muitos cientistas que questionaram e perderam fundos empregos e financiamento de pesquisas" , acreditando vem o pecado e pagamento do pecado, esta religiao aceita pagamento em dinheiro. e por ultimo se nao pagar e se martirizar esta condenado a queimar em um inferno quente do aquecimento como resultado de nao crer na historia que os globalistas inventaram pra arrancar mais euritos dos nossos bolsos, ja vi esta historia antes com o malvado CFC e fomos todos correndo a comprar novos eletrodomesticos sem CFC e o tal "buraco" continua la bonitao como sempre, mudamos tudo para nada
  • hundor
    02 mai, 2016 Porto 14:48
    LOL. No exacto momento que acabou o frio em Portugal e chegaram primeiros dias quentes, a PROPAGANDA de religião chamada "aquecimento global" começou nos jornais.
  • Maria
    02 mai, 2016 Lisboa 12:19
    Concerteza que sim, foi tudo culpa do aquecimento global causado pelo metano produzido pelas vaquinhas. Já os nevões em pleno abril se devem às alterações climáticas resultantes do degelo dos pólos! Acho que o senhor Al Gore devia abrir mais duas ou três empresas para estudar o fenómeno!

Destaques V+