Tempo
|
A+ / A-

Ajude a escolher a “Palavra do Ano” para 2016

02 mai, 2016 - 08:47

Se tem sugestões, já pode enviá-las. Iniciativa da Porto Editora estende-se este ano aos cibernautas angolanos e moçambicanos. Em 2015, a palavra escolhida foi “refugiado”.

A+ / A-

O processo de escolha da "Palavra do Ano" inicia-se na quinta-feira em Portugal e decorre também, pela primeira vez, em Angola e Moçambique.

A iniciativa da Porto Editora realiza-se desde 2009 em Portugal e celebra esta segunda-feira 72 anos. O objectivo é levar os cibernautas a escolher a palavra que consideram que mais se destacou ao longo de 12 meses.

Este ano, a “Palavra do Ano” conta com a participação das chancelas africanas Plural Editores (além do apoio do Camões – Instituto da Cooperação da Língua).

As sugestões dos cibernautas podem ser apresentadas em três sites, consoante se encontrem em Portugal, Angola ou Moçambique: www.palavradoano.pt, www.palavradoano.co.ao ou www.palavradoano.co.mz.

A iniciativa vai ser apresentada em Angola na quarta-feira no Centro Cultural Português em Luanda.

A Porto Editora justifica o alargamento da escolha aos dois países de língua oficial portuguesa pela "força da palavra em português" e o facto de a iniciativa "alargar de sobremaneira o horizonte de uma iniciativa que começou há uns anos em Portugal".

"A força da palavra em português assenta nos muitos milhões de falantes espalhados por todo o mundo e, nesse universo, Angola e Moçambique desempenham um papel de enorme destaque", sublinha a fonte à agência Lusa.

Angola tem uma população de 25,6 milhões e Moçambique de 20,3 milhões, segundo dados dos respectivos governos. Portugal conta 10,4 milhões de habitantes, de acordo com a base de dados Pordata.

Uma escolha em várias fases

O processo de escolha inicia-se simbolicamente a 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Numa primeira fase do processo, que decorre até finais de Novembro, são sugeridas as palavras que "mais influenciam e têm maior presença no dia-a-dia" de angolanos, moçambicanos e portugueses.

"Importa sublinhar que a lista das palavras candidatas é definida a partir das sugestões dos internautas, mas também com base no estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora", adverte o grupo Porto Editora.

"No dia 1 de Dezembro, a Plural Editores anunciará, em Angola e Moçambique, as respectivas dez palavras candidatas a ‘Palavra do Ano’" 2016, iniciando-se o processo de eleição final, também através dos mesmos sites.

No mesmo dia, em Portugal, é anunciada a lista dos dez vocábulos candidatos à eleição da "Palavra do Ano", dando-se depois início à segunda fase da escolha, que se prolonga até 31 de Dezembro.

O anúncio "será feito nos primeiros dias de 2017" nos três países participantes.

Em 2015, a palavra eleita foi “refugiado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lubélia Costa
    01 dez, 2016 São Miguel Açores 21:14
    Campeão porque não só no futebol... somos campeões porque sobreviveu se a tanta crise.
  • Luís francisconhazil
    14 mai, 2016 maputo 07:33
    Socorro
  • maria martins
    02 mai, 2016 Lisboa 11:32
    Tudo na mesma, tudo igual.
  • Maria da Gloria
    02 mai, 2016 Loriga 10:19
    Esperança em dias melhores
  • Santos
    02 mai, 2016 Aveiro 10:02
    Será MENTALIDADE DE BOLA ?

Destaques V+