Tempo
|
A+ / A-

Grupo de reflexão sugere adiamento da venda do Novo Banco até 2019

02 mai, 2016 - 08:13

O objectivo é criar uma instituição com mais capitais portugueses. Economista João Duque lembra o recente interesse de muitos portugueses na privatização da TAP e nas acções dos CTT.

A+ / A-

O recém-criado grupo de reflexão sobre a reconfiguração da banca nacional quer adiar a venda do Novo Banco, de modo a permitir que capitais portugueses possam tentar comprar a instituição e criar um banco português com expressão significativa.

Nomes como João Salgueiro, Manuela Ferreira Leite, António Barreto, Bagão Félix e João Duque, só para referir alguns dos signatários do grupo, defendem uma extensão do prazo de venda da instituição que resultou da cisão do antigo BES até Agosto de 2019.

Até lá, é desejável que se encontrem soluções alternativas, como fusões entre instituições ou ofertas públicas de venda, que assegurem um elevado número de novos accionistas.

O ideal era que se recuperasse mais do que é expectável receber-se, afirma à Renascença o economista João Duque. E para que tal seja possível, a venda terá de ser adiada, para que possam surgir condições atractivas para privados e particulares a investirem no banco.

É ainda importante, de acordo com o grupo de reflexão, assegurar que a modalidade de venda permita a participação de entidades portuguesas, sendo mesmo desejável o nascimento de um banco de capitais portugueses, de significativa expressão no mercado.

Dizem os elementos deste grupo, que já criticou o excesso de dirigismo das autoridades europeias e a espanholização da banca portuguesa, que é fundamental evitar que aconteça ao Novo Banco o que aconteceu ao Banif.

Criar as condições para que privados portugueses tenham interesse no Novo Banco será como “juntar a fome com a vontade de comer”, afirma João Duque, para quem o adiamento da venda até 2019 poderia evitar o gasto de dinheiros públicos.

João Duque lembra ainda que, há bem pouco tempo, houve interessados na privatização da TAP e muitos portugueses adquiriram acções dos CTT.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+