Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qual o partido que os espanhóis querem ver a formar Governo?

02 mai, 2016 - 07:44

As eleições de Dezembro não deram maioria a nenhum partido, não tendo sido formado executivo. A nova ida às urnas está prevista para 26 de Junho.

A+ / A-

Uma sondagem publicada no jornal “La Razón” revela que 39,4% dos espanhóis acredita que deve ser o partido mais votado nas próximas eleições a governar, apesar de 64,6% considerar que a situação política vai continuar estagnada.

Se as eleições fossem realizadas agora, o Partido Popular voltaria a ser o mais votado, com 30,1% dos votos, um aumento de 1,2%, conseguindo entre 123 e 130 deputados, de acordo com a sondagem da NC Report. Nas eleições de Dezembro o PP conseguiu 123.

Segundo a sondagem, tanto o PSOE como o Partido Cidadãos descem na intenção de voto, o primeiro com menos 1,6 pontos em relação às eleições passadas, obtendo 20,7% e entre 80 a 83 deputados (em Dezembro conseguiu 90).

O Cidadãos perderia duas décimas, de 15,5% para 15,3%.

Se Podemos e Izquierda Unida se aliassem, obteriam 24,5% dos votos, quase quatro pontos mais que o PSOE, e entre 75 e 82 lugares.

A sondagem revela que 80,6% dos eleitores são a favor de se reduzir os prazos para a formação de Governo, enquanto 10,4% não apoia esta ideia.

Por outro lado, 72,1% apoia que se eliminem, na nova campanha eleitoral, os comícios e o envio de documentos a domicílios particulares.

Para a sondagem da NC Report foram entrevistadas, por telefone, 2.000 pessoas, com uma margem de erro de 2,24%, entre 18 e 30 de Abril.

Na sequência das eleições de Dezembro, que não deram maioria a nenhum partido, não foi formado qualquer Governo em Espanha.

As nova ida às urnas está prevista para 26 de Junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • claro
    02 mai, 2016 pt 08:37
    Vamos lá eleger os mais corruptos!...

Destaques V+