Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana começa com tempo quente e deverá terminar com chuva

02 mai, 2016 - 06:54

O risco de exposição à radiação ultravioleta subiu e é, esta segunda-feira, “Muito Alto” em todas as regiões do país.

A+ / A-

Veja também:


Segunda e terça-feira vão ser dois dias de muito calor, com as temperaturas altas, quer na mínima e quer na máxima. Na terça, o termómetro pode mesmo subir aos 31 graus em várias regiões.

“Serão os dias em que se prevê uma maior subida dos valores da temperatura”, diz à Renascença a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta segunda-feira, Lisboa deve chegar aos 25 graus, o Porto aos 22, Vila Real e Viseu aos 23, Bragança aos 22, Guarda aos 19, Coimbra aos 24, Castelo Branco aos 25, Santarém e Faro aos 27 e Évora e Beja aos 26.

Na terça, Lisboa, Évora, Beja e Santarém poderão chegar aos 31 graus. As mínimas não baixam dos 11 graus.

“Depois, a partir de quarta, haverá já um aumento de nebulosidade a começar pelo Sul e começará um novo episódio, na quinta-feira, que provavelmente irá até domingo e em que vamos ter nebulosidade, descida de temperatura e precipitação”, avança a meteorologista.

Nas ilhas, neste início de semana, são esperados períodos de céu muito nublado e vento fraco, com temperaturas máximas a variar entre os 19 e os 23 graus.

Na Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas vertentes norte e terras altas, em especial a partir do final da tarde, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, nas terras altas e pequena subida de temperatura.

Nos Açores, o céu vai andar pouco nublado, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde e vento fraco.

Risco “muito elevado” de exposição ao sol

Todas as regiões do país apresentam esta segunda-feira risco “Muito Alto” de exposição à radiação ultravioleta.

É recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt” que tape peito e braços, guarda-sol e protector solar. É ainda desaconselhada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que dois, em que o UV é “Baixo”, 3 a 5 (“Moderado”), 6 a 7 (“Alto”), 8 a 10 (“Muito Alto”) e superior a 11 (“Extremo”).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+