Tempo
|
A+ / A-

CGTP marca semana de luta pelo aumento de salários

01 mai, 2016 - 18:20

A semana de luta - com graves, concentrações e manifestações - vai decorrer de 16 a 20 de Maio e pretende também a revogação das "normas gravosas" da legislação laboral e "mais é melhores serviços públicos".

A+ / A-
CGTP marca semana de luta pelo aumento de salários
CGTP marca semana de luta pelo aumento de salários

A CGTP marcou uma semana de luta pelo aumento dos salários e pelas 35 horas de trabalho tanto no sector público como privado. O anúncio foi feito por Arménio Carlos no discurso com que encerrou o 1 de Maio da CGTP.

A semana de luta - com graves, concentrações e manifestações - vai decorrer de 16 a 20 de Maio e pretende também a revogação das "normas gravosas" da legislação laboral e "mais é melhores serviços públicos".

Arménio Carlos também desafiou o Governo e em concreto o primeiro-ministro António Costa a "dar um passo em frente" e revogar a caducidade da contratação colectiva.

"Este é o tempo de concretizar a esperança e lutar pela mudança. Um tempo recheado de desafios e de potencialidades [...]. O cumprimento das promessas credibiliza os políticos e a política reforça a democracia", disse Arménio Carlos perante milhares de pessoas que o ouviam na alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, onde terminou o tradicional desfile comemorativo do Dia do Trabalhador.

O dirigente sindical considerou que "as medidas implementadas [pelo actual Governo socialista], embora limitadas, invertem o rumo de cortes sucessivos nos salários, nas pensões e nos direitos", mas defendeu que perante o novo quadro político e "nesta nova fase é preciso ir mais longe".

No entender do líder da Intersindical, "há muito caminho para fazer, um conjunto vasto de problemas para resolver e uma luta que não pode parar".

Numa mensagem dirigida ao executivo socialista de António Costa, Arménio Carlos manifestou o apoio da CGTP para "resistir às chantagens e ingerências internas e externas", mas avisou que a Central jamais será cúmplice "de políticas que perspectivem a cedência e subjugação aos ditames da `troika` ou a hipotéticos consensos alargados defendidos pela direita".

Insistiu ainda que "é tempo de romper com o passado" e acentuou que o momento actual "implica que o diálogo e a negociação têm de produzir resultados" no curto prazo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    02 mai, 2016 Fnc 19:59
    Inoportuna, fora de contexto, comprometedora esta semana de luta não se sabe bem porquê e para quê! Numa altura em que o governo tenta devolver aos cidadãos, aos trabalhadores, aos pensionistas e reformados alguma esperança, alguma melhoria nas suas condições de vida é de todo injustificada esta semana de luta! Certamente saldar-se-á por um fiasco, o que fará os seus mentores meditarem sobre o timing, a razoabilidade, a coerência, pouca diga-se, de tal contestação!
  • rosinda
    02 mai, 2016 palmela 11:59
    Ha tantos anos que ladras nao sei para que!!
  • TUGA
    02 mai, 2016 LISBOA 08:57
    AS EMPRESAS ESTÃO TODAS COM A CORDA NA GARGANTA!!! E ESTA PARASITAGEM AINDA ENTERRAM MAIS QUEM DÁ TRABALHO, JÁ COM MUITO SACRIFÍCIO!!! QUANDO TUDO FECHAR DE VEZ!!! OS TRABALHADORES VÃO TODOS PARA A CGTP E PARA OS SINDICATOS!!!E COMEM E E BEBEM DIREITOS MAIS DIREITOS SEM DEVERES!!! AS GRANDES EMPRESAS ESTÃO NAS MÃOS DE ESTRANGEIRO, OS LUCROS VÃO PARA O ESTRANGEIRO, O DESGRAÇADO DO PORTUGA QUE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA LEVA COM A PARASITAGEM DOS SINDICATOS!!!!
  • José Preguiça
    02 mai, 2016 Évora 01:14
    vamos á luta ! FASCISMO NUNCA MAIS....
  • luzitano
    02 mai, 2016 Lisboa 00:44
    Estes sindicalistas, todos eles exploradores de quem trabalha, fazem tudo para que não lhes faltem com as quotas..... É só o que lhes interessa!!! Esquecem , ou não querem lembrar, por exemplo, que os trabalhadores não podem progredir se o país não progredir !!! Mas o país não pode progredir sem infra-estruturas, como por exemplo as empresas públicas e os transportes, que são um cancro para a economia e desenvolvimento do país !!!
  • Zequinha
    01 mai, 2016 Lisboa 22:36
    Porque será que os profissionais de sindicato não criam uma empresa e pagam tudo o que dizem que os trabalhadores merecem em vez de receberem e milhares de vencimento, reformas, consultores, professores. Conversa estamos fartos precisamos de quem trabalhe e dê trabalho o resto ssão tretas das quais estamos fartos.
  • EU
    01 mai, 2016 22:21
    O maior aumento salarial é a própria redução da carga horária. Ou seja os funcionários públicos terão um aumento de 12,5%! BASTA DE PARASITAS!
  • António Valente
    01 mai, 2016 SINTRA 22:00
    Lá vêem os ABUTRES outra vez A situação é-lhes favorável e só vão para quando só restarem OSSOS para destribuir
  • Vera
    01 mai, 2016 Palmela 21:43
    «Insistiu ainda que "é tempo de romper com o passado" e acentuou que o momento actual "implica que o diálogo e a negociação têm de produzir resultados" no curto prazo.» Este Sr. tem umas ideias geniais! está à frente de vários sindicatos e ainda não percebeu que tem o dever de representá-los, junto do governo! ou pagam-lhe para convocar greves e manifestações? "no curto prazo" esta é de gritos! até estou a pensar fazer greve cá em casa! se calhar vou chamá-lo para me indicar como hei-de fazer... "no curto prazo", claro!!!
  • João
    01 mai, 2016 Lisboa 21:38
    Este obscurantista nunca está satisfeito! Andam os hipócritas a falar de paz social, quando são este os que sempre a quebraram, e este tipo já está a congeminar mais golpes contra o país!

Destaques V+