Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escolas vão ter mais autonomia para definir currículos

30 abr, 2016 - 14:47

O ministério da Educação vai definir o que é essencial o aluno saber, mas a partir daí as escolas vão ter liberdade para escolher os conteúdos que querem aprofundar.

A+ / A-

O Governo quer dar mais autonomia às escolas para alterar os currículos. Os estabelecimentos de ensino vão poder definir 25% do currículo dos alunos.

O executivo quer assim estender a todo o país aquilo que já acontece em cerca de duas centenas de escolas com contrato de autonomia.

O secretário de estado da Educação João Costa diz que a maioria dos professores tem muitas críticas à extensão dos currículos e por isso defende alterações.

“Há uma clara percepção que há um problema de gestão de tempo. Há muitos conteúdos para o tempo que há disponível. E por causa disto, há um conjunto de práticas de trabalho que são centradas no professor, porque não há tempo para projecto, a pesquisa e a oralidade. A escola tem de ser um espaço em que se aprende a fazer perguntas”, admite o governante.

O ministério da Educação vai definir o que é essencial o aluno saber, mas a partir daí as escolas vão ter liberdade para escolher os conteúdos que querem aprofundar.

As declarações do secretário de Estado foram feitas na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde decorre uma conferência sobre educação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+