Tempo
|
A+ / A-

DBRS não altera "rating" português

29 abr, 2016 - 17:03

A tendência é "estável", mas Portugal enfrenta ainda "desafios significativos". Uns económicos, outros derivados de uma maioria política com um "mandato fraco".

A+ / A-

Veja também:


A agência de "rating" canadiana DBRS manteve esta sexta-feira a nota atribuída a Portugal em BBB ("low"), o nível mais baixo da escala de investimento, com tendência "estável".

A agência de notação financeira canadiana é a única das quatro que são tidas em conta pelo Banco Central Europeu (BCE) para comprar dívida portuguesa a manter o "rating" do país em terreno positivo. As restantes agências consideradas pelo BCE (Moody's, Standard & Poor's e Fitch) mantêm o "rating" da República Portuguesa em "lixo".

“A classificação reflecte a pertença de Portugal à Zona Euro, uma estrutura de maturidades da dívida pública favorável e vulnerabilidades reduzidas, na sequência de uma correcção substancial do défice nos últimos anos”, diz a DBRS em comunicado.

“No entanto”, acrescenta a agência, “Portugal enfrenta desafios significativos, incluindo elevados níveis de dívida pública, pressões fiscais em curso, baixo potencial de crescimento e alto nível de endividamento privado.”

“A tendência estável reflecte a recuperação económica em curso, progresso em reduzir o défice fiscal e o declínio incipiente do rácio da dívida pública.”

Para a DBRS, os “riscos para as perspectivas de crescimento podem intensificar-se devido à incerteza política, reversões nas reformas estruturas e volatibilidade financeira na União Europeia”.

A agência detecta ainda riscos derivados de “previsões de crescimento optimistas” e a “capacidade limitada do Governo de aplicar uma estratégia fiscal rigorosa a médio prazo, devido ao seu mandato fraco”.

Ninguém ganharia com baixa de "rating"

A manutenção do "rating" já tinha sido antecipada por dois especialistas em declarações à Renascença, Nuno Teles, economista do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Pedro Lino, analista financeiro e administrador da Dif Broker.

A mudança de "rating" não daria lucros a ninguém, antecipava Nuno Teles. Se Portugal teria muito a perder, a agência de "rating" também. A DBRS “teria muita dificuldade em dar uma notação que fosse contra os interesses do BCE”, disse.

O especialista garante que a agência canadiana “perderia relevância junto do BCE se o fizesse”. “Não há interesse de curto-circuitar a política monetária do BCE. No momento em que isso acontecesse teríamos um novo episódio de crise das dívidas soberanas. A especulação sobre a divida pública portuguesa sem a protecção do BCE daria origem a mais um episódio da crise do euro”, enfatizou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    21 out, 2016 Évora 16:41
    E eu a pensar que com a brilhante política económica da geringonça, o rating ia subir. Para o Sr. Costa e para os geringoços manter o rating já é uma grande vitória. É por isso que nunca passaremos da cepa torta e seremos sempre um País adiado e do faz de conta.
  • Eborense
    21 out, 2016 Évora 16:41
    E eu a pensar que com a brilhante política económica da geringonça, o rating ia subir. Para o Sr. Costa e para os geringoços manter o rating já é uma grande vitória. É por isso que nunca passaremos da cepa torta e seremos sempre um País adiado e do faz de conta.
  • ao jcs
    30 abr, 2016 lis 14:10
    Pô-los a andar mas servindo-se dos "cubanos do contenente"...E o farsola do governo da caranguejola, aceitou!...timidamente!
  • jcs
    29 abr, 2016 Fnc 18:52
    Então acreditando nos analistas/economistas as avaliações dadas pelas agências de rating não são sérias e apenas um jogo de interesses, então pergunto para quê continuarmos a pagar a essas agências e a dar-lhes cobertura? Bem fez o Alberto João na Madeira que os pôs a andar.
  • Já tenho saudades
    29 abr, 2016 pt 18:28
    de ouvir o Farsola a debitar! Perdeu o pio?...Deve ser a estrategia do gabinete de estudiosos do mr Lomba e do "assessor" brasileiro de marketing "lavajato", para não cansar a excelencia!
  • CARVALHO
    29 abr, 2016 LINDA-A-VELHA 18:24
    O COSTA DEIXA TODOS A SALIVAR PELAS SUAS HABILIDADES, O SÓCRATES TAMBEM REUNIA ESPANTO...UM VERDADEIRO ANIMAL POLÍTICO ! JÁ TUDO FOI ESQUECIDO ! VAMOS VER O FILME " BANCARROTA " DUAS VEZES, JÁ NÃO SE LEMBRAM ???
  • lavinia
    29 abr, 2016 Covilhã 18:08
    "mandato fraco", é a visão vesga da fraca democracia desta gentalha. Para os prepotentes que selvaticamente assaltam e esbulham, as maiorias serão fracas, sempre que recusarem curvar-se. Tristeza de país, sujeito aos humores desta gente, onde há "patriotas" que os defendem e aplaudem!
  • André
    29 abr, 2016 Lisboa 17:49
    Ouviram-se pratos a ser atirados pelas janelas, pessoas a pontapear portões e gritos na São Caetano à Lapa e no Adelino Amaro da Costa. A polícia foi chamada ao local, eram elementos do PSD e do CDS a clamarem por revolta, pois tinham pago à DBRS para baixar o rating e alguém os traiu.
  • Luis
    29 abr, 2016 Lisboa 17:20
    Coitada da Geringonça PaFalhada. Mais uma professia (desejo) que não se concretizou. Com esta o PaFalhado Mor o trocaPassos se até aqui saía de fininho e sempre calado dos debates agora nunca mais lá põe os pés. A boyada PaFalhada não vai aguentar tanto tempo sem tachada pelo que o futuro do Farsola está muito incerto.
  • Com o Passos
    29 abr, 2016 lis 17:16
    no poleiro, tinhamos fotos para o promoverem!...Será que a RR também pretende cair em descredito, como media?

Destaques V+