Tempo
|
A+ / A-

Taxistas de "mãos vazias" continuam em protesto no Parlamento

29 abr, 2016 - 16:08

Sector não aceita que a Uber continue a operar em Portugal.

A+ / A-
Centenas de táxis em marcha lenta em Lisboa
Centenas de táxis em marcha lenta em Lisboa

Veja também:


Os representantes dos taxistas saíram de "mãos vazias" das reuniões com a chefe de gabinete do presidente da Assembleia da República e com vários grupos parlamentares e apelaram aos profissionais para não desmobilizarem.

Perante dezenas de taxistas concentrados junto às escadarias do Parlamento, em protesto contra a Uber, os presidentes da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) afirmaram que as reuniões mantidas durante esta tarde não trouxeram resultados positivos.

"Da minha parte, tenho que vos dizer que levo as minhas mãos vazias, zero, nada", afirmou o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida. O presidente da FPT, Carlos Ramos, alinhou pela mesma opinião: "Trouxemos uma mão cheia de nada", lamentou.

De acordo com os representantes dos taxistas, nas reuniões com os grupos parlamentares do PCP, Bloco de Esquerda e PSD foi-lhes manifestada solidariedade e os partidos "pediram para esperar um mês para terem uma posição", tempo que coincide com a petição apresentada pelos taxistas. "A solidariedade mostrada por estes partidos é muito pouco face à gravidade dos problemas que o sector atravessa hoje", sustentou o presidente da FPT.

Os dois dirigentes informaram que ainda iam ser recebidos pelo grupo parlamentar do PS. Em função desta reunião, os taxistas vão depois decidir medidas a tomar.

Antes tinham ameaçado não abandonar os protestos junto ao Parlamento até serem recebidos por um membro do Governo.

Marcha lenta

A marcha lenta de taxistas chegou esta sexta-feira ao Parlamento pelas 13h45, encabeçada pelos dirigentes das duas associações de táxis que convocaram a contestação.

Em Lisboa, os taxistas em protesto contra a empresa de serviço de transporte privado Uber partiram às 9h30, em marcha lenta, do Campus de Justiça, no Parque das Nações, em direcção ao aeroporto de Lisboa.

A marcha lenta, com destino à Assembleia da República, passou pelo aeroporto, Rotunda do Relógio, Avenida Almirante Gago Coutinho, Avenida Estados Unidos da América, Entrecampos, Avenida da República, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade, Rossio, Rua do Ouro, Câmara de Lisboa e Avenida 24 de Julho.

O protesto de taxistas decorre também no Porto e em Faro.

Esta iniciativa é o culminar de uma semana de luta destas duas associações para pressionar o Governo a suspender a actividade da Uber.

O serviço de transporte Uber permite chamar um carro descaracterizado com motorista privado através de uma plataforma informática, que existe em mais de 300 cidades de cerca de 60 países.

[notícia actualizada às 18h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+