Tempo
|
A+ / A-

"A Uber é ilegal, é crime nacional". Faixas negras e buzinadelas no protesto dos táxis

29 abr, 2016 - 11:18

Taxistas estão em greve e promovem marchas lentas de protesto em Lisboa, Porto e Faro. O presidente da Federação anunciou que vão ser recebidos pelo gabinete do presidente da Assembleia da República.

A+ / A-
Centenas de táxis em marcha lenta em Lisboa
Centenas de táxis em marcha lenta em Lisboa

Veja também:


Centenas de táxis chegaram cerca das 10h10 ao aeroporto de Lisboa, acompanhados de faixas negras, buzinadelas e palavras de ordem contra a empresa de serviço de transporte privado Uber. O protesto está também a ser realizado no Porto e em Faro.

"A Uber é ilegal, é crime nacional" são as palavras de ordem gritadas nos megafones e que ilustram também as bandeiras negras que os carros transportam.

Solidário com os colegas de Lisboa, Albino Lopes, de Leiria, quis marcar presença na marcha lenta, referindo: "Hoje é por eles, amanhã é por nós".

"A Uber está a trabalhar sem qualquer tipo de certificação, nem formação. É uma selva", disse o taxista de Leiria presente no protesto de Lisboa.

O também taxista Pedro Lopes mostrou-se satisfeito pelos colegas terem aderido em massa a esta marcha lenta, afirmando que "há cada vez mais carros a trabalhar ilegalmente" e é preciso "parar" esta situação.

Os taxistas estiveram parados no aeroporto de Lisboa durante 20 minutos e depois seguiram em direcção a Avenida Almirante Gago Coutinho, onde se encontram parados, segundo a organização, justificando que há colegas que ficaram para trás.

A marcha lenta vai agora seguir para a Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa.

Taxistas em protesto a caminho da Câmara do Porto
Taxistas em protesto a caminho da Câmara do Porto

Esta iniciativa, organizada pela Antral - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e pela FPT - Federação Portuguesa do Táxi, é o culminar de uma semana de luta destas duas associações para pressionar o Governo a suspender a actividade da Uber.

Ferro vai receber taxistas

A Federação Portuguesa do Táxi anunciou que o "gabinete do Presidente da Assembleia da República confirma receber a delegação do sector do táxi em conjunto com deputados da 6.ª Comissão de Economia".

A marcha lenta - que tem como destino a Assembleia da República - pela Avenida Estados Unidos da América, Entrecampos, Avenida da República, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade, Rossio, Rua do Ouro, Câmara de Lisboa, Avenida 24 de Julho e Rua D. Carlos I.

Os taxistas pretendem ainda levar as famílias, que, no início da Rua D. Carlos I, deverão seguir a pé até ao Parlamento com os carros atrás. Na Assembleia da República, os trabalhadores querem ser ouvidos pelos partidos.

A PSP aconselhou os lisboetas a andarem esta sexta-feira de transportes públicos para evitarem os congestionamentos de trânsito previstos.

O presidente Rui Moreira também recebeu os representantes locais das duas associações que organizaram o protesto à porta de entrada da Câmara do Porto e acenou aos taxistas recebendo um forte aplauso.

Manifesto contra a Uber

O serviço de transporte Uber permite chamar um carro descaracterizado com motorista privado através de uma plataforma informática, que existe em mais de 300 cidades de cerca de 60 países.

Num manifesto entregue ao Governo este mês, as associações apelam à população para se solidarizar na "luta contra a Uber" e afirmam que o serviço é ilegal porque não se "submete às regras legais que em Portugal disciplinam a actividade do transporte em táxi".

A Uber afirma, contudo, que todos os seus parceiros são licenciados e "devidamente escrutinados" e admite que a empresa pode começar a distribuir serviços para táxis em Lisboa e no Porto, à semelhança do que já faz noutras cidades estrangeiras.

Na véspera deste protesto, a plataforma informou que o serviço poderá ser afectado esta sexta-feira por congestionamentos do trânsito.

Táxi vs. Uber, a troca de argumentos repete-se

Em declarações à Renascença, o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos garante que não têm “nada contra a plataforma”, mas sim “contra os serviços que a plataforma disponibiliza”.

“Esses é que estão ilegais. O Governo não pára porque não quer. A Alemanha proibiu pura e simplesmente que a Uber desenvolvesse a actividade”, acrescenta.

Na resposta, Rui Bento, representante da Uber, reafirma que a plataforma nada tem de ilegal. “Enquanto plataforma de intermediação electrónica e ao abrigo das leis comunitárias e das leis portuguesas não existe qualquer restrição para a operação de uma plataforma de intermediação, da mesma maneira que não existe restrição à operação de um 'booking' [referência a sites como o Booking.com], que liga pessoas a hotéis”, diz.

Rui Bento esclarece ainda que, quem opta pelos serviços da Uber tem a segurança que todos os impostos devidos são pagos.

“Uma pessoa que peça uma viagem pela Uber em Portugal tem imediatamente no final da viagem, quer solicite quer não solicite, acesso a uma factura electrónica devidamente homologada pela Autoridade Tributária portuguesa que descrimina o valor de IVA pago ao Estado Português por aquela viagem”, garante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nisa
    29 abr, 2016 lisboa 17:08
    O que pude ver há pouco na TVI 24 sobre o que fizeram ao carro e a uma motorista da UBER, mostra logo o tipo de gente! cada vez mais os não suporto Façam por favor um referendo sobre a UBER que vão ter uma agradável surpresa, era a maneira desses senhores taxistas calarem-se de vez
  • Fernando Lameiras
    29 abr, 2016 Lamego 17:03
    O ministro do ambiente diz que quer modernizar os táxis e que não pode acabar com a Huber !? Afinal nós contribuintes é que temos de pagar para modernizar os táxis que são privados? Só faltava mais essa ! E, se como diz a Antral, a Huber é ilegal porque razão o governo não pode acabar com ela ? Estranho. Se a Huber opera, é porque tem clientes, e os clientes lá saberão porque preferem a Huber aos taxistas. Se calhar seria melhor os taxistas começarem a protestar contra os clientes da Huber ! E já agora, tratem também de melhorar os seus serviços, pois estes deixam muito a desejar, sobretudo no capítulo da honestidade.
  • Eunemgostodelesmas
    29 abr, 2016 Lisboa 16:33
    Confesso nem tenho grande simpatia pela classe em causa, provavelmente pela pouca vergonha do que se passa nas chegadas do aeroporto, mas goste ou não a verdade é Esta, se para se conduzir um táxi se fazem exigências técnicas e burocráticas , se cobram impostos e taxas, para uma atividade idêntica têm de aplicar os mesmos principíos. O que não pode acontecer é para sermos modernos, favorecermos uma empresa que ganha Bilioes de Euros e prejudicar pequenas empresas nacionais, é um principio de constitucionalidade a igualdade de direitos. Pior ainda, é que ee a Uber fosse uma empresa portuguesa jamais teria conseguido sequer arrancar pois toda a maquina burocrática lhe cairia em cima para a regular, taxar e legislar. Eu nem gosto deles, mas que têm razão têm....
  • Rodolfo
    29 abr, 2016 porto 15:28
    Alguém dos que defende a Uber, defenderá também a contrafação, se forem simpáticos e bem cheirosos?!
  • santos
    29 abr, 2016 lisboa 15:27
    se a Uber paga impostos , funciona livremente, só utiliza os seus serviços quem quer, não entendo a posição dos Taxistas. Os utentes que escolham qual o serviço que querem. Assim todos se esforçam por trabalhar mais e prestar um bom serviço.
  • Ze
    29 abr, 2016 Lisboa 14:14
    OS SENHORES DA ANTRAL PORQUE NÃO RESPONDEM ÀS QUEIXAS QUE NO PORTAL DAS QUEIXAS: http://portaldaqueixa.com/marcas/antral INDICE DE SATISFAÇÃO 1,2... 60 QUEIXAS E 1 RESPONDIDA... AFINAL O QUE ANDA A FAZER A ANTRAL? TENHAM VERGONHA!
  • Rafael
    29 abr, 2016 Lisboa 14:06
    O ponto importante é o Uber ganha cada dia mais clientes por alguns taxistas que trabalham de uma forma bastante desonesta. Ao chegar em Portugal o taxista deu um grande volta comigo e me cobrou 50 euros no percurso Aeroporto - Empresa que fica situada no Areeiro.
  • José Pereira
    29 abr, 2016 Costa de Caparica 14:06
    Portanto manifestam-se porque não os deixam trabalhar, mas não se inibem de não deixar trabalhar os outros com esta estúpida greve? Cá para mim, têm medo é de si próprios - má educação, mal apresentados, "corridas" duvidosas, mau cheiro dentro das viaturas, cobrança extra pelas bagagens, facturação apenas se pedida pelo utente, carros em mau estado, etc., etc., etc..
  • Paulo Gomes
    29 abr, 2016 São Domingos de Rana 14:02
    Os taxistas deveriam fazer mais vezes estes desfiles...mas era para irem lavar e aspirar os carros que bem precisam. VIVA A UBER
  • Maria
    29 abr, 2016 Lisboa 13:57
    Também utilizei hoje a UBER, estou super satisfeita com o serviço, educados, atenciosos, carro super higiênico e o melhor, não precisei de utilizar dinheiro A partir de hoje não quero outra coisa, se não fosse esta paragem destes arruaceiros, não tinha conhecido este serviço. OBRIGADA TAXISTAS!!!

Destaques V+