Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial da Dança assinalado com peças de Rui Horta e Olga Roriz

29 abr, 2016 - 10:05

Data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna.

A+ / A-

O Dia Mundial da Dança, que se assinala esta sexta-feira, vai ser marcado pela estreia de novas peças dos coreógrafos Rui Horta e Olga Roriz, além de espectáculos, aulas e workshops de norte a sul do país.

Hoje, estreiam-se peças de dois destacados coreógrafos portugueses: Rui Horta apresenta a sua versão do clássico "Romeu e Julieta", com música de Bruno Pernadas, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), no Teatro Camões, em Lisboa, às 21h00; e Olga Roriz, "Antes que matem os Elefantes", centrada na guerra, pela companhia em nome próprio, às 22h00, no Centro Cultural de Ílhavo, distrito de Aveiro.

No Barreiro, é apresentado, pela companhia Quorum Ballet, o bailado "Correr o Fado", que pretende quebrar com a tradicional forma de ver, ouvir e sentir o Fado. A apresentação realiza-se às 21h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Arranca também o ÁfricAdançar, a 9.ª edição do Campeonato Internacional de Kizomba, que se prolonga até 1 de Maio, no Salão Preto e Prata, do Casino Estoril.

No sábado, em Sintra, tem início da 5.ª edição do Festival Corpo - Encontro Internacional de Dança, que irá decorrer até domingo, na Quinta da Ribafria, onde o público poderá assistir a mostras de dança, workshops e terapias para o corpo, assistir a espectáculos, participar em diferentes aulas ou visitar o centro de exposições.

Por todo o país, grupos de dança, escolas e associações realizam espectáculos e workshops para o público em geral, com o objectivo de festejar uma arte cuja universalidade é destacada pelas instituições internacionais.

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982, pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+