Tempo
|
A+ / A-

Médicos exigem substituição dos computadores

29 abr, 2016 - 00:19

O sistema informático do Ministério da Saúde vai parar entre as 13h00 de sábado e as 6h00 da manhã de domingo.

A+ / A-

Os médicos de família apelam à urgente substituição dos computadores dos centros de saúde.

Quase um mês depois do início da utilização em exclusivo das receitas electrónicas, os clínicos dizem que os actuais computadores não conseguem responder às novas exigências.

Rui Nogueira, presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, garante que o sistema informático colapsa todos os dias, o que prejudica o trabalho dos médicos e condiciona a rapidez no atendimento dos doentes.

Este responsável reconhece as vantagens da receita electrónica, no entanto, diz ser fundamental o investimento em equipamento informático novo.

Entre as 13h00 de sábado e as 6h00 de domingo, os médicos não podem prescrever e as farmácias não conseguem dispensar medicamentos prescritos por receita electrónica devido a um "upgrade" tecnológico.

A tutela garante que "apagão" não vai prejudicar utentes. A porta-voz dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde confirmou à Renascença esta paragem, mas garante que os doentes não vão ser prejudicados.

Ana Maurício diz que esta é “uma situação planeada”, que visa melhorar os sistemas de informação da saúde para o profissional e cidadão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • hsm
    29 abr, 2016 lx 08:48
    Urgente também a substituição no Hospital de Santa Maria do pseudo dirigente joao lôru, individuo incompetente, mentiroso, ausente do serviço e das suas responsabilidade. VERGONHOSO

Destaques V+