Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo quer arrecadar 300 milhões de euros em impostos indirectos

28 abr, 2016 - 23:40 • Paula Caeiro Varela

Ministro reafirma estratégias mas não desfaz dúvidas a jornalistas

A+ / A-

O Governo aprovou as versões finais do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas e quer arrecadar mais 300 milhões de euros no próximo ano com aumentos de impostos indirectos e gastando menos dinheiro com prestações sociais.

Mas que impostos são esses? Mário Centeno, ministro das Finanças, achou que a conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros não era o local próprio para responder às dúvidas dos jornalistas.

Primeira, onde serão os cortes na despesa para cumprir a meta do défice no próximo ano?

“É uma matéria de muito detalhe. Peço-lhe desculpa mas mais detalhe numa conferência de imprensa desta natureza sobre essa matéria não me parece apropriado”, disse.

Outra pergunta: o documento hoje entregue pelo governo no parlamento prevê 210 milhões de receita extra com impostos indirectos, mas quais?

“O que estamos aí a falar é de uma receita adicional na área fiscal que se vai reger por aquilo que são os princípios fiscais deste Governo. Aliás, há uma secção inteira do programa de estabilidade sobre política fiscal”, acrescenta.

A política fiscal do Governo está claramente definida, insiste o ministro. “Está muito claro qual é o princípio de política fiscal que o Governo vai seguir”, refere Centeno.

O aumento na receita fiscal está lá, mas não é para já e, por isso, para já, o ministro Mário Centeno não explica mais nada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    30 abr, 2016 vila verde 09:29
    Mas é esta coisa um minisrto das finanças? Pobre Portugal
  • Troiana
    29 abr, 2016 Lx 10:16
    Se fosse um Ministro PSD/CDS a fazer esta figura, este espaço já estava cheio de comentários. Como os tempos mudaram......

Destaques V+