Tempo
|
A+ / A-

Banco do Vaticano detectou mais de 500 transacções suspeitas em 2015

28 abr, 2016 - 16:32

A quantidade de transacções sinalizadas representa um grande aumento em relação aos anos anteriores. Em 2014 foram sinalizadas apenas 147 e em 2013 foram 202.

A+ / A-

O Banco do Vaticano sinalizou 540 transacções suspeitas durante o ano de 2015.

Os números foram divulgados pela Autoridade de Informação Financeira (AIF), um organismo criado por Bento XVI para ajudar a limpar a imagem e os procedimentos do Instituto das Obras Religiosas, conhecido informalmente como Banco do Vaticano.

A quantidade de transacções sinalizadas representa um grande aumento em relação aos anos anteriores. Em 2014 foram sinalizadas apenas 147 e em 2013 foram 202.

Apesar de o número ser elevado, apenas 17 situações foram reencaminhadas para as autoridades judiciárias da Santa Sé, que têm jurisdição para agir. Destas, oito – no valor de mais de 10 milhões de euros – acabaram suspensas e um total de dez contas foram congeladas, no valor de oito milhões de euros.

A discrepância entre o número de situações sinalizadas e aquelas em que de facto houve provas de irregularidade é explicada pelo presidente da AIF, René Brülhart, como consequência do apertar dos critérios de segurança, o que foi feito propositadamente para “mudar mentalidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+