Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco vai mais longe que Catroga: IVA deveria descer na restauração e na electricidade

27 abr, 2016 - 13:27

Eduardo Catroga, presidente do conselho geral e de supervisão da EDP, defendeu, na Renascença, que descida do IVA na restauração devia ter sido antes aplicada no sector da electricidade.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda concorda com a redução da taxa de IVA na electricidade, mas em simultâneo com a restauração.

O partido reage assim à proposta de Eduardo Catroga que, na Renascença, sugeriu a descida do imposto apenas no sector energético.

“Entre a baixa do IVA da electricidade que seria uma medida necessária e que o Bloco de Esquerda sempre defendeu e a baixa do IVA da restauração que é outra medida de justiça e de compensação de um sector martirizado pelo desemprego e pelas falências por conta do aumento brutal do IVA do governo da ‘troika’ não há que escolher”, diz o deputado.

Jorge Costa defende que deve ser “responsabilizado e chamado à contribuição os sectores que teme stados estes anos a viver folgadamente”.

Nestas declarações à Renascença o deputado bloquistas lembra, no entanto, que a posição de Eduardo Catroga vai ao encontro dos seus próprios interesses como administrador da EDP.

O Bloco de Esquerda reage assim às declarações de Eduardo Catroga em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença.

“Era, talvez, preferível reduzir o IVA na electricidade do que reduzir o IVA nos restaurantes. São opções políticas. A redução do IVA na electricidade às famílias beneficia todas as famílias portuguesas. A redução do IVA na restauração beneficia, essencialmente, os donos dos restaurantes, em certos segmentos”, diz o antigo ministro das Finanças.

José Manuel Esteves lembra que a redução do IVA na restauração beneficia não só os milhões de portugueses residentes em Portugal mas também os milhões de turistas que anualmente visitam Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Catarina
    27 abr, 2016 Lisboa 19:47
    Bloco da Esperança, pois eu ainda sou melhor! Desce o IVA para 17% para todos; contratamos mais 10.000 médicos espanhóis; contratar mais 5.000 policias; contratar mais 5.000 professores; e acabamos com as portagens em todo o País! (sou bom, não sou? sou tão bom!)
  • Paulo
    27 abr, 2016 Lisboa 19:00
    A descida do iva da restauração foi para beneficiar as empresas de restauração não foi para benefeciar os clientes que costumam ir comer fora o que é que vocês estão para aí a dizer...baixar o iva na electricidade, energias renovaveis, rendas à edp, troca de contadores, rpivatizações etc etc e a electricidade ficará como sempre tem ficado cada vez mais cara mas que não assunto :P
  • luis Cunha
    27 abr, 2016 Loulé 18:54
    De facto, é um absurdo a eletricidade ser taxada à taxa máxima ! Para mim, é um roubo ! Há famílias com sérias dificuldades em suportar os valores das faturas ! Eles podem pagar, pois os nossos impostos chegam e sobram para isso e para a gasolina ! A restauração, deixem estar como está . Não tem grande peso no valor de um almoço ou um jantar,mau é para os proprietários que estavam habituados a mete-lo todo ao bolso ! Mesmo assim, safam-se sempre,pois há muita e muita gente que não quer fatura !
  • Manuel N
    27 abr, 2016 Aveiro 18:40
    Se baixar o IVA na eletricidade, ainda sou beneficiado, ou pelo menos não sou prejudicado. Baixar o iva na restauração, eu SOU PREJUDICADO, porque o governo deu este dinheiro do iva aos donos dos restaurantes, porque as refeições não baixam e quem fica sem o dinheiro é o Estado.
  • 27 abr, 2016 17:19
    eu devo ser muito burro. desce o iva na electrecidade, OK. em 100 euros desce 23 euros logo a seguir (catroga esperto) sobe a electrecidade 1 euro. não é preciso dizer mais pois não ? o bloco e companhia dirá alguma coisa? a restauração como diz o josé manuel desce o IVA e vai beneficiar os milhões de portugueses e os milhões de estrangeiros (tantos milhões de portugueses a comer fora ?) pois isto não será verdade. e pergunto eu, caso não haja baixa de preço o que o bloco e companhia irá fazer ?
  • FS
    27 abr, 2016 Porto 16:30
    FS Descer o Iva da restauração é mais uma medida sem nexo nenhum. Quem vai beneficiar com a descida do iva da restauração são somente os empresários que vão meter mais umas centenas ou milhares aos bolsos, pois não os vejo a baixar os preços, nem a aumentar o quadro do seu pessoal. Devem baixar sim outros bens essenciais, onde toda a população possa beneficiar.
  • Silva
    27 abr, 2016 Lisboa 16:27
    IVA devia de descer em tudo. E aumentar no Golfe! Descer principalmente, na eletricidade, água, gás, comunicações, portagens, e grande maioria dos alimentos. E terminar com a dupla tributação no setor automóvel. IA+IVA é ridículo!!
  • Pinto
    27 abr, 2016 Custoias 16:26
    Este Catroga é um jogador de interesses privados, Ex-ministro das finanças e Presidente do Conselho geral de Supervisão da EDP, este senhor tentou meter uma cunha ao primeiro Ministro para rever prémios na EDP 2016 Catroga foi o negociador do PSD com a TROIKA . Catroga pertence a uma elite que capturou grande parte do poder económico. gente que não quer pagar mas sim receber e obrigam os cidadãos mais pobres a suportar este país e a manter parasitas de patamares elevados.
  • M LUIS
    27 abr, 2016 Carnaxide 16:07
    Este e vários Marqueses, Condes e Barões q1ue á custa dos partidos e da democracia o povo honesto e trabalhador deu o seu contributo, falam de galo mas nunca fizerem nada para terminar com os impostos na eletricidade que são um escanda-lo em relação a Espanha aqui ao lado e na Europa.
  • O Tal
    27 abr, 2016 Por Aí 16:03
    Vamos baixar todos os impostos, para passado pouco tempo, estar-mos todos a chorar devido ao défice e de seguida, subir de novo os impostos.

Destaques V+