Tempo
|
A+ / A-

Cavalos e cavaleiros reavivam tradição em Pedras Salgadas

27 abr, 2016 - 11:19 • Olímpia Mairos

Oriundos de Portugal, Espanha, Alemanha, Irlanda, Brasil e Uruguai, duzentos conjuntos (cavaleiro e cavalo) participam no concurso internacional de saltos de obstáculos. A prova reaviva a tradição hípica no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

A+ / A-

O Centro Hípico de Pedras Salgadas acolhe, de 6 a 8 de Maio, o concurso internacional de saltos de obstáculos, prova que vai reavivar a tradição hípica no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Pedras Salgadas possui uma “forte tradição hípica” e recebeu durante vários anos muitas competições internacionais. Daí a aposta da autarquia na construção de um centro, com escola incluída, que custou cerca de dois milhões de euros.

“O concurso hípico nas Romanas teve sempre um grande prestígio internacional e, agora, com a transformação de um espaço que estava degradado, recuperamos a tradição do hipismo em Pedras Salgadas”, afirma o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado.

A inauguração oficial do centro hípico acontece no arranque do evento e, durante os três dias, serão realizadas 15 provas, seis nacionais e nove internacionais. Os momentos altos do cartaz acontecem no sábado, com Pequeno Grande Prémio, e no domingo, com Grande Prémio.

São esperados 200 conjuntos (cavaleiro e cavalo) oriundos de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Irlanda, Brasil e Uruguai.

Entre os participantes estão alguns dos principais nomes do hipismo nacional, como Marina Frutuoso de Melo, heptacampeã nacional, e António Vozone, cavaleiro olímpico.

Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, com as várias dinâmicas do centro hípico é possível “criar riqueza e postos de trabalho” procurando “fixar população e atrair pessoas ao concelho”.

Já o promotor da prova, Eduardo Oliveira (Green Horse), sublinha que Pedras Salgadas tem “um centro hípico magnífico” para um concurso ao nível do melhor que existe em Portugal.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas desenvolve actividades como hipoterapia, aulas equestres ou prática de equitação.

É o “primeiro espaço” no Alto Tâmega a desenvolver um projecto de equitação terapêutica com uma equipa constituída por técnicos profissionais de saúde e instrutores de equitação.

O concurso internacional representa um investimento de 70 mil euros e junta, na organização, a câmara local, a Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, a empresa Green Horse, a Federação Equestre Internacional e a Federação Equestre Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+