Tempo
|
A+ / A-

Petição para legalizar a eutanásia já foi entregue no Parlamento

26 abr, 2016 - 18:57

Bloco mantém vontade de apresentar proposta sobre o assunto, mas remete para depois da discussão da petição que desde Fevereiro obteve oito mil assinaturas.

A+ / A-

Legalizar a eutanásia é o objectivo de uma petição entregue esta terça-feira no Parlamento. O documento, com o título “Pelo direito a morrer com dignidade”, recolheu oito mil assinaturas e será debatido na Assembleia da República.

Para a petição ser alvo de votação, é preciso que algum partido apresente um projecto nesse sentido. O médico Machado Caetano, que falou aos jornalistas em nome dos peticionários, confia que isso acontecerá, mas diz que, se nenhum partido avançar, o movimento está disposto a recolher 35 mil assinaturas para forçar o Parlamento a discutir e a votar a legalização da eutanásia.

“Aquilo que se pretende é que seja uma discussão aberta, em que todos os deputados me parecem sensibilizados a terem um voto pessoal e não propriamente de partido. Não se trata de um problema partidário, mas sim humano e individual e pensamos que se subir aos dois grupos parlamentares que irão tocar neste assunto haverá uma votação seguramente”, afirmou, referindo-se ao PAN e ao Bloco de Esquerda.

Contudo, “se não houver”, diz, o movimento diz-se disponível para recolher assinaturas "para fazer discutir e acabar por haver uma legislação que possa dar protecção a esta eutanásia saudável do ponto de vista humano e moral”, completou Machado Caetano, à saída de um encontro com o Presidente da Assembleia da República e os vice-presidentes.

O Bloco de Esquerda já anunciou estar disponível para apresentar um projecto neste sentido, mas admite esperar pela fim da discussão da petição.

“Entendemos que este debate deve ser feito em torno desta petição, agora, e que cabe aos partidos políticos tomarem as suas iniciativas posteriormente. O Bloco de Esquerda já disse que irá apresentar um projecto de lei sobre esta matéria justamente no sentido de reconhecer a legalização, ou a despenalização, da eutanásia e que o fará até ao fim desta legislatura”, diz José Manuel Pureza, deputado do Bloco e vice-presidente do Parlamento.

No mês passado, os bispos portugueses fizeram uma nota pastoral em que rejeitam a eutanásia.

“Não pode justificar-se a morte de uma pessoa com o consentimento desta. O homicídio não deixa de ser homicídio por ser consentido pela vítima: a inviolabilidade da vida humana não cessa com o consentimento do seu titular”, refere o texto do conselho permanente da CEP, que publicou também no seu site um guia sobre o tema.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima Carvalho
    05 mai, 2016 Coimbra 23:25
    Os portugueses estão fartos da partitocracia e do silêncio a que nos condena. Liberdade é participação, e o princípio fundador da liberdade é o direito à vida. Fora, partidos pró-eutanásia. Para quê votar se depois nos querem tirar o direito à vida e a liberdade?
  • Fátima Carvalho Lop
    05 mai, 2016 Coimbra 23:21
    Estamos fartos de ver a geringonça a falar de assuntos graves para os quais nenhum português lhe deu legitimidade! Isto em nome de milhões de portugueses que nunca são ao ouvidos . Atenção:: a liberdade é participação de todos e antes da liberdade está o princípio ético fundador, o direito à VIDA. participar, nã ceder à partitocracia
  • Petervlg
    27 abr, 2016 Trofa 00:37
    Um médico a entregar isto, só pode ser por interesse proprio
  • rosinda
    26 abr, 2016 palmela 22:03
    a assembleia da republica nao se pode subrepor as pessoas!So com referendo e mesmo assim vai haver gente contrariada existem pessoas em estado terminal agarrados a vida !Eu escuto as pessoas na rua falar sobre este assunto e as ideias divergem ainda esta tarde aconteceu!
  • moreira
    26 abr, 2016 lisboa 19:49
    Perdoa-me pai! Chegou o dia em que um velho homem, já doente e muito cansado, teve de partir para a montanha. Assim era hábito quando chegava a hora da despedida deste mundo.O filho carregou alguns mantimentos para o velho se alimentar durante uns dias e também uma manta para este se abrigar da noite. Os lobos encarregar-se-iam do resto se entretanto o frio o não fizesse. Era assim o fim de todos os velhos.Chegada a hora da despedida, o pai disse ao filho para rasgar a manta ao meio e levar uma metade. Curioso com tal pedido do pai, pergunta-lhe para que quer ele a metade que vai levar para casa. Consternado mas cheio de sabedoria, o velho diz ao filho que essa metade serviria para o dia em que também o filho do seu filho o levasse à montanha e o abandonasse para ali morrer.Meditou o filho nas sábias palavras do pai e pegando-lhe no braço ajudou-o a descer a montanha. Neste caso metade do conteúdo da seringa......

Destaques V+