Tempo
|
A+ / A-

Há um manifesto anti-Uber a circular. Saiba o que diz

26 abr, 2016 - 14:15

É mais um passo na luta dos táxis – “transporte universal de pessoas em automóveis ligeiros” – contra a Uber – “transporte clandestino e universal de pessoas”.

A+ / A-

Desde sexta-feira, foram distribuídos mais de 10 mil manifestos no âmbito da semana de luta contra a "ilegalidade" da actividade da Uber em Portugal. A acção é promovida pelas associações representativas dos táxis – Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral).

"Estamos a distribuir um manifesto pela população e pelos colegas para que, à medida que vão apanhando clientes, possam também passar a mensagem", afirma Eduardo Cacais, da FPT, à agência Lusa.

No manifesto, Antral e FPT defendem que a Uber é ilegal, porque "não respeita, não obedece, nem se submete às regras legais que em Portugal disciplinam a actividade do transporte em táxi". Referem ainda que a plataforma cobra o que entende e aumenta os preços em épocas de maior procura.

Além do manifesto, estão a ser colados nos vidros dos táxis autocolantes com palavras de ordem, como "A Uber é ilegal" ou "Stop à Uber".

O manifesto e os autocolantes estão a ser distribuídos pelas ruas de três cidades (Lisboa, Porto e Faro) e têm como objectivo "alertar motoristas e população em geral" para o "problema" da actividade da plataforma multinacional Uber.

O presidente da Antral, Florêncio Almeida, adianta à Lusa que tem cinco carros na rua só para alertar a população para a questão da Uber.

A semana de luta termina na sexta-feira, com uma grande acção sobre a qual nem FPT nem Antral quiseram ainda adiantar qualquer informação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre Aristo
    09 mai, 2016 LIsboa 04:56
    UBER = Serviço profissional, rápido, plataforma moderna e eficiente, motoristas com excelente apresentação, educação e competência. Viaturas novas e com limpeza imaculada. Serviço muito bom. Clientela garantida. TAXISTAS = Motoristas brejeiros e com péssima formação cívica, apresentação sofrível e muito pouco profissional, viaturas antigas e com limpeza deficiente. Recomenda-se actualização urgente a todos os níveis! Comentário final: Caros taxistas, por favor, acordem para o futuro e deixem os comportamentos burjessos em casa e actualizem-se !
  • antónio
    29 abr, 2016 coimbra 11:15
    Pronto. Depois do 25 de abril apareceram coisas no país, na actividade económica, !. que me deixaram confuso e apreensivo. Foi o sistemático desaparecimento, continuado, de actividades de pequeno comércio, que ocupava milhares e milhares de pessoas, e por elas as ruas das cidades eram um formigueiro lindo de se ver. uma vida social fantástica que desapareceu e continua, desertificando as nossas cidades. Talvez por falta de grandes e chorudos negócios os poderosos deitaram mãos do pequeno comércio, e assim acabaram com ele. E deixamos de ver as mercearias, sapatarias, tabernas, livrarias, cafés, farmácias, padarias, armazéns onde se comprava de tudo desde batatas, velas, cereais, etc. etc., talhos, e até os Mercados Municipais estão ás moscas não tarda muito que fechem. O povo terá de abrir os olhos se quiser ter produtos da terra saudáveis, procurando-os nos Mercados e feiras que proporcionará trabalho aos agricultores e suas famílias e não só. Agora também os táxis correm o risco de desaparecer como uma actividade regulamentada desde sempre. Darão lugar a mais uma multinacional que fará o trabalho com um mínimo de funcionários para que alguém, fique bem na vida. Há pouco tempo, um político da nossa praça disse, (talvez por que não entre nos cofres do Estado os fundos que esperava ) dizia ele: "Há empresas pequenas que ganham tanto dinheiro podiam dar para cá mais algum, não custa nada" !!!! É assim que se governa ??? E agora seguem-se os nossos Táxistas !!!
  • jo
    29 abr, 2016 genebra 10:51
    Pois bem os taxis acabam mas nao se esqueçam manha voçes tambem perdem o vosso trabalho os tubaroes americanos nao vao ficar por aqui
  • 29 abr, 2016 10:24
    Detesto ver os taxistas todos de oculos escuros. Dao uma imagem de bandidos, e alguns até o sao . O negocio dos taxistas de transparente e honesto nada tem. As vigarices que faziam com o tranporte de doentes com credenciais era uma vergonha, um roubo ao estado e as pessoas. Alguns até compraram taxis de 9 lugares para roubarem mais ainda. Uma unica viagem da provincia para hospitais de lisboa, e 8 credenciais pagas !!! Mas isso nao falam eles ! Agora essa vigarice passou para os bombeiros ahahah mas continua . Qualquer um pode ser taxista sujo, mal vestido, com a barba por fazer, de oculos escuros, sem modos nem educaçao, enfim...uns malandros. Confesso que me sinto inseguro dentro de um taxi. E muitas mulheres teem medo de entrar num taxi pelo taxista que mais parece um marginal. Viva a UBER ! ABAIXO O NEGÓCIO SUJO DOS TÀXIS !
  • jo
    29 abr, 2016 genebra 10:22
    Pois bem os taxis acabam mas nao se esqueçam manha voçes tambem perdem o vosso trabalho os tubaroes americanos nao vao ficar por aqui
  • 29 abr, 2016 08:57
    Taxistas...pessoas mal educadas e em muitos casos metem-se com as mulheres que transportam, sem sequer respeitar o marido que eventualmente as acompanhe. Mandam boquinhas e piadinhas que sao assédio sexual descarado. Sempre achei o negócio dos tàxis uma grande vigarice.Como é que conseguem comprar Mercedes topo de gama, a trabalhar com honestidade? Todos os taxistas teem cara de mafiosos, sejam velhos ou sejam novos, teem todos uma cara que nao inspira confiança. Taxis não interessa a ninguém ! Alem de ofenderem constantemente os outros condutores no transito, alguns tem um péssimo aspecto,que até parece que fugiram duma penitenciària. Tàxista nao respeita nada nem ninguém. A mafia taxista està a ver os seus dias a chegarem ao fim. PARABENS UBER !
  • Uberfan
    28 abr, 2016 Lx 22:41
    Por mim os taxis podiam acabar. São uma vergonha: sujos, conduzidos por gente ignorante, bimba e mal educada. não vão encontrar o meu rabinho num taxi enquanto houver a UBER. Bam haja a UBER e os seus motoristas educados, bem vestidos, simpáticos e os carros novos, impecáveis e bem cheirosos onde se pode escolher a música ainda antes de entrar no carro, onde se navega gratuitamente na internet via wifi, onde o ar condicionado é regulado conforme o nossa conveniência (pois, os motoristas podem viajar de janela fechada porque não sentem necessidade de cuspir janela fora ou de insistirem em fumar com o braço de fora...
  • Igor Stephan
    27 abr, 2016 Lisboa 11:05
    Sugiro que experimentem a APP Mytaxi --- comodidade de pagamento, avaliação dos motoristas, serviço exemplar
  • Jorge Antônio Silvei
    27 abr, 2016 Salvador 02:35
    A Uber é inconstitucional sao motorista sem curso não são profissionais não tem carteira remunerada os carros são como destino a gente não sabe se a carteira é válida os carro velho aqui em Salvador como é que você coloca sua filha ou sua mulher nesses carros o barato sai carro
  • Maria
    26 abr, 2016 Madeira 19:57
    Só lamento não haver aqui na Madeira a UBER! Taxistas têm má figura, mal educados, táxis sempre sujos Por mim todas as praças de táxis eram encerradas Já agora proponho que façam um referendo!!??

Destaques V+