Tempo
|
A+ / A-

Obama. Rússia tem de cumprir compromissos de Minsk

24 abr, 2016 - 21:31

Sanções ao Kremlin continuam, lembra o líder dos Estados Unidos.

A+ / A-

O Presidente norte-americano reitera o seu apoio aos esforços da Alemanha e da França para solucionar a crise ucraniana e disse que as sanções à Rússia só podem ser levantadas se forem cumpridos os compromissos de Minsk.

Barack Obama falava numa conferência de imprensa em Hanover após uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel.

O líder dos Estados Unidos exortou o novo Governo ucraniano a continuar as reformas necessárias e defendeu a integridade territorial e a soberania da Ucrânia, envolvida num conflito no leste do país com separatistas pró-russos.

Obama disse que as sanções impostas a Moscovo só serão levantadas se a Rússia cumprir "totalmente os acordos de Minsk" para a solução do conflito.

Na mesma linha, Merkel sublinhou a importância de pôr em prática os compromissos alcançados na capital bielorrussa e de continuar as conversações com a Ucrânia e a Rússia.

Na conferência de imprensa, o Presidente norte-americano prometeu também apoio militar à Europa de Leste e sublinhou a importância de os países membros da NATO aumentarem os seus orçamentos de defesa face às "pressões" a sul, à postura "agressiva" da Rússia e ao seu "enorme gasto" militar.

Obama referiu a próxima cimeira da NATO, que decorrerá em Julho na Polónia e defendeu que se deve "manter uma Aliança forte" para garantir a defesa colectiva.

"Temos a obrigação de defender todos os aliados e é o que faremos", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Leonel Costa
    25 abr, 2016 Belas 12:53
    Este aldrabão do OBAMA veio à Europa dizer aos britânicos que tem de continuar a ser os espiões da CIA dos EUA, porque outra coisa não são nem trazem nada de útil para a Europa e depois vai à Alemanha chamando o "partenaire" Francês da Merkel para lhes dizer que tem de continuar a fazer sanções à Russia, por um motivo que nem é se quer Europeu, para os Europeus terem de pagar com essas sanções completamente inúteis. Veja-se como entraram em crise as carnes Europeias (de porco) e o Leite por não poderem ser vendidos pela Europa, quando os aliados dos Americanos lhe os vende a partir da Ásia. E mais e ainda exige que seja a NATO (Europeus) a pagar os custos da manutenção das forças americanas nos Países de Leste como nos Países fascistas como a Polónia. Este aldrabão que disse que ia fazer e acontecer a favor do Povo Americano mas que se deixou cair na rede da CIA e do poder económico corrupto dos EUA e tenta esmifrar os Europeus e mais nada. Cambada de criminosos.
  • Daniel
    25 abr, 2016 Oeiras 03:19
    Agora quando a Primavera chegar em força e deixar de nevar e fazer frio na Ucrânia, a Rússia vai retomar os combates contra os Ucranianos.

Destaques V+