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Fidelizações. Deixar operadora de telecomunicações pode sair mais barato

22 abr, 2016 - 16:29

De acordo com os projectos de lei aprovados no Parlamento, em caso de denúncia do contrato antes do fim da fidelização, operadora não poderá cobrar aos seus clientes mais do que o custo com a instalação.

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A legislação que limita a cobrança das operadoras de telecomunicações pelo fim dos contratos durante o período de fidelização foi aprovada, esta sexta-feira, na Assembleia da República.

Os projectos de lei do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda (BE) tiveram luz verde dos deputados.

O comunista João Ramos defendeu que os direitos dos clientes passam a estar mais salvaguardados. “Aquilo que foi aprovado diz que a empresa, em caso de denúncia do contrato antes do fim da fidelização, não poderá cobrar aos seus clientes mais do que o custo com a instalação daquela operação”, disse o deputado do PCP.

“Tendo consciência de que a empresa faz o investimento e tem direito a ser ressarcida dos seus custos, não pode é cobrar a título indemnizatório a perspectiva de rendimento que não se veio a verificar com aquele negócio. Fica limitada naquilo que pode cobrar quando o cliente termina o contratado antes do período de fidelização”, sublinha João Ramos.

A lei permite ainda vários períodos de contratos de fidelização e não apenas os dois habituais períodos de 12 ou 24 meses.

O tecto máximo para o período de fidelização nas telecomunicações mantém-se nos 24 meses, mas as operadoras são obrigadas a apresentar ofertas de seis e 12 meses e sem fidelização.

“Também se criam normas para os processos quanto às refidelizações”, adianta João Ramos.

O deputado comunista coloca a possibilidade de as operadoras encontrarem agora novas maneiras de cobrança aos clientes, mas desafia o regulador e o Governo a estarem atentos.

“Admito que algumas empresas tentem agora manter aquilo que tinham por outras vias. O poder legislativo fez o seu trabalho, compete também ao poder executivo e aos reguladores também garantir que os clientes são salvaguardados”, conclui.

Comentários
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  • Domingos Manuel Mira
    28 fev, 2017 Arcozelo - Barcelos 11:21
    Gostaria de ser esclarecido em termos práticos: "os encargos pela cessação antecipada do contrato com período de fidelização, por iniciativa do assinante, devem ser proporcionais à vantagem que lhe foi conferida e como tal identificada e quantificada no contrato celebrado...." obrigado,
  • muito justo
    09 mai, 2016 odivelas 03:39
    Fui essa sexta feira à meo do dolce vita dizer que pretendo anular um dos serviços que tenho,disseram-me q eu não podia desistir ,a não ser que pagasse até o fim do contrato....falei sobre a lei ,o empregado disse q não tem conhecimento da lei.....ridículo obrigarem as pessoas as fidelizacoes. ....
  • Ana GONÇALVES
    08 mai, 2016 Lisboa 15:46
    Toda e qualquer exigência de fidelização é contra as normas da concorrência. Decerto as operadoras vão encontrar um meio de reverter a situação a seu favor. Depende do que for estipulado na lei.
  • Victor Mesquita
    25 abr, 2016 Algueirão 12:09
    Estou completamente de acordo mas para isso temos de saber quais os custos do fornecimento do inicial e também garantir que essas empresas não vão aumentar esses valores a título de compensação.
  • Victor Botto
    24 abr, 2016 ALMADA 11:49
    Fui pioneiro nas Operadoras, começando pela Cabovisão, deixei de o ser quando anunciaram novo pacote com preço mais acessivel, do que eu estava a utilizar, fui informado que era só para clientes novos....!!!! eu já era cliente á muitos anos, de imediato cancelei a minha subscrição, considero uma afrontra e desprezo total pelos clientes fidelizados , mudei para a MEO..... tudo funcionou até ao dia, proximo do Natal publicitaram que ofereciam um Smarthefon, diriji-me aos respectivos serviços, onde me foi comunicado que só os novos clientes beneficiavam desta oferta, como cliente fidelizado senti uma falta enorme de respeito, de imediato cancelei a subscrição..... Não é pela oferta....Pois tenho todo esse equipamento, e de topo, mas pela atitude negativa das operadoras que têm apetência de se servirem dos clientes que inicialmente lhes deram alguma dimensão no Mercado.
  • Alvaro Urbano
    23 abr, 2016 Porto 22:32
    Sou assinante da MEO, e não estou contente, só agora soube pelos amigos que podia quebrar o contrato de fidelização com o aumento de dois euros, motivado pela inflação !!! Nós continuamos a ter menos rendimentos e eles continuam a ganhar milhoes. Infelizmente o a defesa do consumidor é muito fraquinha e por isso eles podem fazer tudo unilateralmente sem serem beliscados. É um abuso.
  • Pinto
    23 abr, 2016 Mogadouro 15:46
    Melhorou mas ainda nao chega, esses melgas irao cobrar ao consumidor preços isagerados pelo equipamento e montagem do mesmo, quanto à fidelização por menos tempo nao devia existir, o decreto lei, devia anular qualquer tentativa por parte desses senhores extorquirem mais que o devido ao consumidor. Temos o exemplo da EDP, quando acabaram com a taxa dos contadores, cobram-nos a taxa de potência. A lei deixa ficar sempre um furinho para esses sac...
  • Pedro Pinto
    23 abr, 2016 Braga 14:11
    A instalação NÃO é gratuita, é oferecida, sendo essa a contrapartida à fidelização. Leiam os vossos contratos!!! Se o cliente optar por pagar a instalação a operadora não pode exigir fidelização. Esta medida é justa. O que importa é devolver o poder ao consumidor de mudar de serviço quando bem entender, isso sim é mercado livre e as fidelizações deturpam esse princípio. Quanto a subir Preço das instalações, a concorrência certificar-se-á que não, excepto se ocorrer cartelização. O que duvido pois é um sector altamente competitivo.
  • bernardino martins
    23 abr, 2016 almada 11:55
    por motivos de doença e nao só atrazei-me no pagamento á vodafone no valor de 132,63€ agora pedi para q fosse dada a possibilidade de pagar em prestaçoes fo-me proposto q tera q pagar em2 vezes ou seja uma prstaçao de 66,63 e outra de 66,00 e mais se nao fizesse novo contrato tria q pagar uma indeminizaçao de 300,00€ este valor só me seria anulado se fizesse o tal novo contrato mas com fidelizaçao por mais 224 meses gostaria que alguem e informasse se isto legal porque como me dizem mesmo pagando os 132,63€ se nao fizer novo contrato tenhoq pagar sempre os tais 300,00€ agradecia a ajuda de alguem que me diga como devo fazer o meu muito obrigado
  • Fernando Maria Da Si
    23 abr, 2016 Marinha Grande 10:50
    Também terão o direito de cobrar pela instalação em casos de renovação de contrato em que se guarda o mesmo equipamento e que assim não têm qualquer despesa?

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