Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1958-2016

Morreu Prince. O artista perfeito

21 abr, 2016 - 18:06

Artista norte-americano desaparece aos 57 anos. Vendeu mais de 100 milhões de discos e criou hinos pop de fusão, que meteram várias gerações a dançar.

A+ / A-
Cinco músicas de Prince que não vamos esquecer
Cinco músicas de Prince que não vamos esquecer


O músico norte-americano Prince morreu aos 57 anos. A notícia foi confirmada pelo agente à Associated Press.

Prince foi encontrado inanimado num elevador do complexo de estúdios de Paisley Park, propriedade onde também fica a casa do cantor, em Chanhassen, Minneapolis.

De acordo com a polícia local, as equipas de emergência ainda realizaram manobras de reanimação, mas a morte acabou por ser declarada pouco depois.

As circunstâncias da morte estão a ser investigadas pelas autoridades norte-americanas.

A notícia espalhou-se rapidamente por todo o mundo e dezenas de fãs concentraram-se junto à casa de Paisley Park para prestar homenagem ao músico.

O artista pop tinha sido hospitalizado recentemente devido a uma gripe, no Illinois, mas no dia seguinte apareceu em público, num concerto, para garantir que estava bem.

Prince, também conhecido como “O Artista”, vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo da carreira. Venceu sete Grammy, um Óscar e tem, desde 2004, uma estrela no "Rock and Roll Hall of Fame".

Foi um cantor, instrumentista multifacetado e compositor de vanguarda, criador de hinos caracterizados pela fusão entre pop, jazz, funk e disco.

"Purple Rain," "Kiss", "1999", "The Most Beautiful Girl in the World" ou "Little Red Corvette" são alguns dos muitos êxitos do multiplatinado cantor.

Alcançou a fama no final da década de 70 e desde então nunca deixou de se reinventar, tornando-se num dos artistas mais criativos e uma força motriz da música pop norte-americana e mundial.

Fã e amigo de Ana Moura

O cantor era um grande amigo e fã da fadista portuguesa Ana Moura.

A proximidade entre os dois artistas levou a uma colaboração, tendo Prince trabalhado na remistura do tema "Dream of Fire" da fadista e colaborado na sua divulgação na internet e redes sociais.

Surpreendeu tudo e todos ao tocar fado com Ana Moura, na edição de 2010 do festival Super Bock Super Rock. Prince já tinha confessado ser fã da fadista portuguesa, em 2009, e a admiração transformou-se depois em amizade.

O dia em que Prince tocou fado com Ana Moura
O dia em que Prince tocou fado com Ana Moura

O último concerto de Prince em Portugal teve lugar em Agosto de 2013, no Coliseu de Lisboa. Foi um espectáculo surpresa, acompanhado pela banda 3rdEyeGirl.

Além do concerto de 2013 no Coliseu, Prince esteve em Portugal noutras ocasiões, como em 2010 e 2011 quando participou em festivais de música.

Prince Rogers Nelson nasceu a 7 de Junho de 1958, em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota. Morreu esta quinta-feira na sua propriedade de Paisley Park.

O artista nasceu numa família de adventistas do sétimo dia e teve uma educação bastante devota. Em 2001, contudo, converteu-se às testemunhas de Jeová, por influência do seu amigo e também músico Larry Graham.

Prince levou a sua nova religião a sério, participando em acções de evangelização, utilizando o método tradicional dos testemunhas de Jeová de abordar pessoas na rua e bater a portas para partilhar a sua fé e entregar exemplares da revista do grupo.

Rui Veloso e Pedro Abrunhosa recordam Prince

Em declarações à Renascença, Rui Veloso mostra-se chocado com a notícia da morte de Prince. O “Pai do rock português” lembra o dia em que o artista norte-americano visitou o seu estúdio em Sintra. O episódio que Rui Veloso nunca vai esquecer aconteceu em 2010.

Pedro Abrunhosa recorda a capacidade de escrita de canções e o "legado de hinos" de Prince, que morreu aos 57 anos. O artista português recorda como foi gravar nos estúdios de Prince. Em entrevista à Renascença, fala de como o músico norte-americano gostava da "voz única" da cantora portuguesa Ana Moura.

O coordenador musical da Renascença, António Jorge, compara Prince a um "Peter Pan multifacetado" que marcou a cultura pop do século XX. Foi o "maior multi-instrumentista dos últimos 30 anos", afirma António Jorge.

Prince. O "Peter Pan multifacetado" que marcou a cultura pop do século XX
Prince. O "Peter Pan multifacetado" que marcou a cultura pop do século XX
#Prince. O músico anti-redes sociais que vivia os concertos ao máximo
#Prince. O músico anti-redes sociais que vivia os concertos ao máximo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima Peralta
    21 abr, 2016 22:30
    O que se passa os meus artistas preferidos tão a partir bolas não sei que dizer
  • Fausto
    21 abr, 2016 Portugal colónia de Bruxelas 18:23
    Mais uma vez perdeu para o Michael Jackson e desta vez por grande margem!
  • Fausto
    21 abr, 2016 Portugal colónia de Bruxelas 18:16
    Mais uma vez perdeu para o Michael Jackson e desta vez por grande margem!

Destaques V+