Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rota das Catedrais vai recuperar órgãos na região Norte

21 abr, 2016 - 14:37 • Olímpia Mairos

A intervenção visa criar um circuito de música antiga em toda a região.

A+ / A-

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) avançou, em conjunto com todas as dioceses da região, com uma nova candidatura a fundos comunitários no âmbito do projecto Rota das Catedrais.

Em preparação está uma candidatura a fundos europeus para “intervenção em órgão ibérico, que permitirá que todas as dioceses da região fiquem com órgãos recuperados, por forma a criar circuitos de música antiga em toda a região norte do país”, avança à Renascença o director regional, António Ponte.

O responsável lembra que o objectivo é “continuar a enriquecer as catedrais do norte do país” e revela, ainda, que a Catedral de Bragança poderá vir a ser contemplada com a instalação de um órgão de tubos. "Já está feita a candidatura à Rota das Catedrais, no âmbito do Norte 2020”, aponta.

As sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projecto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, com a aposta na investigação e recuperação do edificado e a divulgação e a valorização, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.

O projecto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que pretende, segundo a DRCN, “estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, a dinamização da oferta cultural nos seus espaços e a promoção da rota e de cada um dos seus pólos”, além da recuperação do património imóvel e móvel
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+