Tempo
|
A+ / A-

​Papa pede perdão a refugiados pela “falta de abertura e indiferença”

19 abr, 2016 - 13:47 • Aura Miguel

Francisco afirma que refugiados são “um dom” e não um "custo".

A+ / A-
Papa pede perdão a refugiados pela “falta de abertura e indiferença”
Papa pede perdão a refugiados pela “falta de abertura e indiferença”

Três dias depois de visitar o campo de refugiados de Lesbos, na Grécia, o Papa pediu perdão aos refugiados pela “falta de abertura e indiferença das sociedades”.

Francisco deixou esta terça-feira uma mensagem de vídeo a propósito dos 35 anos do centro jesuíta de refugiados Astali, em Roma.

“Perdoem a falta de abertura e a indiferença das nossas sociedades que temem a mudança de vida e de mentalidade que a vossa presença exige”, disse Francisco directamente aos refugiados.

“Sois tratados como um peso, um problema e um custo, mas – na verdade – sois um dom”, disse. “Cada refugiado que bate à nossa porta tem o rosto de Deus, é carne de Cristo."

Francisco lembrou que os refugiados são pessoas “que fugiram das suas terras por causa da opressão, da guerra, de lugares desfigurados pela poluição, pela desertificação ou por causa da injusta distribuição dos recursos”. “São irmãos com quem se deve partilhar o pão, a casa e a vida”, resumiu.

Este centro jesuíta de acolhimento aos refugiados foi o mesmo local onde Francisco esteve no início do seu pontificado e onde lançou o apelo aos institutos religiosos e conventos vazios de Roma para acolherem refugiados.

Desenhos para guardar, pedidos de ajuda e muita emoção. A visita do Papa a Lesbos
Desenhos para guardar, pedidos de ajuda e muita emoção. A visita do Papa a Lesbos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    20 abr, 2016 Cacém 10:10
    Os desertos da Líbia e da Síria nunca foram caracterizados pela sua vegetação abundante. Tão pouco ditadores, como Muammar al-Gaddafi na Líbia ou os Assad na Síria eram conhecidos pela justa "distribuição dos recursos". Mas havia pessoas, dos mais diversos países, que iam trabalhar, por exemplo para a Líbia. Foi a guerra, que colocou as pessoas em fuga. E o que provocou a guerra, porque os desertos e a injusta repartição dos recursos já la estavam, veio com os refugiados. O de não quererem repartir o pão com quem os recebe e querer decidir "em casa alheia" qual o pão que se consome, por exemplo. Até o Natal nos querem impedir de festejar.
  • António Costa
    19 abr, 2016 Cacém 20:48
    E os refugiados que não tem dinheiro para pagar as "passagens" e que não conseguem fugir são o rosto de quem?
  • fanã
    19 abr, 2016 aveiro 16:28
    Se sou culpado , que me digam que culpa tenho no cartório , relativamente a desgraça provocada pelos ditadores dos Países de origem destes fugitivos !!!!!
  • TUGA
    19 abr, 2016 LISBOA 13:56
    O PAPA DEVERIA PEDIR PERDÃO AOS EUROPEUS, POR ESTAREM A SER INVADIDOS POR CULTURAS TOTALMENTE OPOSTAS COM ORIGEM NUMA GUERRA PELO PETRÓLEO (PORTANTO NÃO É SUA). MAIS!!!... ESTES INVASORES VEEM BENEFICIAR DOS SACRIFÍCIOS DOS EUROPEUS E MAMAM CASAS, SUBSÍDIOS, MÉDICO, ETC. QUE FALTA A MUITOS EUROPEUS QUE VEVEM NA MISÉRIA.

Destaques V+