Tempo
|
A+ / A-

Os argumentos do Bloco para mudar o nome do Cartão de Cidadão

14 abr, 2016 - 18:28

Partido diz que o cartão actual tem uma "linguagem sexista". E tem uma sugestão: Cartão de Cidadania. Conheça os argumentos bloquistas.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) quer alterar o nome ao Cartão de Cidadão, o documento que substituiu o Bilhete de Identidade. E sugere o nome “Cartão de Cidadania”.

No projecto de resolução que entregou no Parlamento, datado de 13 de Abril, o BE diz que “a designação desde documento de identificação não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”.

O partido lamenta que em Portugal se continue a ter, “como documento principal de identificação, um documento cujo nome não cumpre as orientações de não discriminação, de promoção da igualdade entre homens e mulheres e de utilização de uma linguagem inclusiva".

O Bloco lembra que já houve cinco planos nacionais para a igualdade de género.

Citando a resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2013, que defende que "é tarefa fundamental do Estado promover a igualdade entre mulheres e homens, sendo princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa e estruturante do Estado de direito democrático a não discriminação em função do sexo ou da orientação sexual", o BE "entende que não existe qualquer razão que legitime o uso de linguagem sexista num documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos e cidadãs nacionais".

Por isso, “deve garantir-se que, desde logo, a Administração Pública adopte uma linguagem escrita e visual que dê igual estatuto e visibilidade às mulheres e aos homens nos documentos produzidos, editados e distribuídos.”

“O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda valoriza este documento de identificação pela sua importância e considera que a sua designação não deve ficar restrita à formulação masculina, que não é neutra, e deve, pelo contrário, beneficiar de uma formulação que responda também ao seu papel de identificação afectiva e simbólica, no mais profundo respeito pela igualdade de direitos entre homens e mulheres”, lê-se no projecto de resolução.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    25 abr, 2016 Custoias 12:46
    Os exageros também prejudicam.
  • Rui
    21 abr, 2016 Lisboa 15:24
    Tenham mas é juizo
  • fruta
    20 abr, 2016 Lisboa 08:42
    Preocupem-se com coisas importantes e não brinquem em serviço
  • PORTUGUÊS
    19 abr, 2016 BELEM PARÁ BRASIL 21:18
    Ei ! esse pessoal não tem o que fazer ? Vão limpar as matas porque vai chegar o verão e assim diminuem o risco de incêndio contribuindo com algo útil ao País. Aproveitem que o tempo está friozinho e o mato está macio. FRANCAMENTE é muita imbecilidade. Por falar nisso, ao homem e à mulher, usa-se o termo imbecil, como a esquerda usa para o gênero feminino ? será que é " imbecila" !
  • Marco G.Vitorino
    19 abr, 2016 Almancil 20:44
    Está certo, cartão "identificação pessoal" p.e.
  • Marco G.Vitorino
    19 abr, 2016 Almancil 20:44
    Está certo, cartão "identificação pessoal" p.e.
  • Vivaldo Rodeira
    19 abr, 2016 Portimão 20:03
    Porque não mudar para Cartão de Identificação Nacional? Cartão de Cidadania tem outro significado e bem diferente do que se pretende. Designação de Cartão de Cidadão é sexista ? E Carta de Navegador de Recreio ? Bem, bem. Hoje passei por uma loja onde vi tanta enxada... ou talvez não...! Não lhe vi o sexo!!!
  • 19 abr, 2016 19:59
    Claro quem manda no be são as esganicadas¡¡¡¡
  • Rui
    19 abr, 2016 T Novas 19:48
    Em vez de estarem preocupados em reduzir custos com a administração pública, estão preocupados com pormenores do cartão do cidadão. Só neste país...
  • Carlos
    19 abr, 2016 gaia 19:47
    Enquanto o BE nos anda a entreter com a treta do cartão, morrem mulheres as mãos doscseus agressores. Evitar isso é que era um grande serviço do BE a nação! Tiques de uma certa esquerda que é mesmo caviar!!!

Destaques V+