Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco quer que todos os trabalhadores tenham 25 dias de férias

13 abr, 2016 - 17:58

BE quer que os 25 dias úteis de férias sejam um direito e não dependam da assiduidade.

A+ / A-

O deputado do BE José Soeiro apresentou esta quarta-feira no Parlamento um projecto de lei para que todos os trabalhadores tenham direito a 25 dias de férias.

"Já houve em Portugal 25 dias de férias até à alteração que a direita fez em 2012. Entendemos que é preciso recuperar esse direito, mas como direito e não majoração", afirmou o deputado bloquista, em conferência de imprensa, no Parlamento, adiantando existir "grande expectativa de que a maioria do Parlamento venha a repor" este regime, à semelhança do sucedido com os feriados suspensos e entretanto recuperados.

Em 2012, alterações ao Código do Trabalho estipularam 22 dias como o número mínimo de dias de férias aumentados em três (em caso de uma só falta), em dois (para trabalhadores que faltassem duas vezes) e em um para quem tivesse tido três faltas.

"Para dar um exemplo, se o meu cônjuge morresse e eu gozasse os cinco dias a que tenho direito isso era considerado uma falha na assiduidade e eu perdia o direito à majoração das férias. Ora, quando nos morre um ente querido, nós não estamos a ter uma falha na assiduidade, estamos a exercer um direito que não depende da nossa vontade e não é uma circunstância feliz", argumentou José Soeiro, citando casos de interpretação abusiva da majoração de férias relacionados com faltas justificadas.

Segundo o deputado do BE, "nos últimos anos, vingou a visão segundo a qual a eliminação de feriados e redução de dias de férias seria o caminho para o emprego e a economia", mas não houve "nenhum ganho de produtividade ou efeito positivo no desemprego".

"Como é sabido, Portugal é um dos países na Europa em que se trabalha mais. Se tivermos em conta o número de horas de trabalho por ano, temos mais 500 horas em média do que a Alemanha. Se tivermos em conta horas não remuneradas, Portugal está no topo, com mais de nove", insistiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Viseu
    14 abr, 2016 Viseu 11:48
    Não os 25 mas os 30 dias como em muitos países... E apenas para o privado pois o publico já faz todos os dias 1 hora de ferias... Pois o publico com as 35 horas em vez das 40 não tem direito a mais, pois o privado é quem realmente trabalham para mover estes pais!
  • Orabem!
    14 abr, 2016 poisé! 10:16
    É cada comentário parvo que se vê por aqui que até mete impressão. Tudo o que é sobre o trabalhador está sempre mal, é como diz o José da Maia. Muitos não passam de falidos e retrogradas, a experiencia foi feita pelo fascista do coelho, tudo e mais alguma coisa para penalizar os trabalhadores, resultado, o país cresceu? E quanto ao comentário da treta deste viriato, que deve pertencer à classe dos falidos ou sem escrúpulos, porque não aumentar para 10 horas por um quilo de arroz??? Até parece que quem tem trabalha não faz nada. Devia-se era acabar com os trabalhadores e então ficavam só os gestores e empresários, eles que trabalhassem tudo. Cambada de exploradores...
  • Viriato de Viseu
    14 abr, 2016 Lagoa 01:22
    Eu vou mais longe. A que propósito se trabalham 30 dias num mês e só se recebe uma vez? Proponho que os bloquistas ponham em marcha uma lei onde um trabalhador receba 30 vezes e só se trabalhe um .
  • José
    13 abr, 2016 Maia 22:18
    A maioria destes comentários são de empresários falidos que querem é ganhar dinheiro à custa de quem precisa não estão preocupados com o bem estar dos trabalhadores querem é se aproveitar e tudo o que seja a favor dos trabalhadores está sempre mal cambada de chulos.
  • Miguel
    13 abr, 2016 Lisboa 21:10
    Boa iniciativa do Bloco. Já que se preocupa tanto com a igualdade, porque não apresentar um projecto de lei onde institui as 35 horas semanais para todos os trabalhadores? Uma hora por dia, seria muito mais proveitoso que 3 dias num ano!
  • Carlos Martins
    13 abr, 2016 Leiria 21:00
    Eu sugiro que as indemnizações por despedimento não dependam da antiguidade, pois o empregado já recebeu o pagamento do seu trabalho e pelo valor que aceitou no contrato.
  • Tuga
    13 abr, 2016 Santarém 20:56
    Proponho ainda melhor: Onze meses de descanso e Um mês de Férias.
  • Ricardo
    13 abr, 2016 Costa de Caparica 20:50
    Eu vou mais longe, aceito os 25 dias só para quem trabalha 40 horas semanais e 28 dias de férias para horário por turnos ou escalas : )
  • Ana Cristina Bou Oud
    13 abr, 2016 Cacém 20:39
    Eu queria TRABALHO, as férias neste momento são um assunto secundário, queremos é TRA BA LHO. Conseguem ler ou tenho que fazer um desenho???
  • Ana Cristina Bou Oud
    13 abr, 2016 Cacém 20:39
    Eu queria TRABALHO, as férias neste momento são um assunto secundário, queremos é TRA BA LHO. Conseguem ler ou tenho que fazer um desenho???

Destaques V+