Tempo
|
A+ / A-

União das Misericórdias vai mostrar ao Papa experiência de Portugal com refugiados

12 abr, 2016 - 19:45

Em Roma, a União das Misericórdias Portuguesas conseguiu apoios para a candidatura da ideia de misericórdia a património imaterial da humanidade.

A+ / A-

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai apresentar esta quarta-feira ao Papa Francisco a experiência portuguesa no acolhimento de refugiados e a disponibilidade manifestada por diversos sectores para acolher quem foge de países em conflito.

“Primeiro, [vamos mostrar] a nossa disponibilidade enquanto misericórdias e católicos portugueses para acolher os refugiados. Depois, a noção que temos de que se trata de um problema delicado, mas também de uma oportunidade para acolher pessoas que se encontram numa situação dramática. E que nós temos alguma experiência nisso”, diz o presidente da UMP, Manuel Lemos.

Já esta terça-feira, a UMP falou da sua experiência num encontro com o cardeal António Maria Vegliò, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes.

“Demos conta daquilo que estamos a fazer em Portugal, do papel das misericórdias. E a circunstância de me acompanhar o dr. Silva Peneda, que é uma pessoa muito perto do presidente da Comissão [Europeia], deu para falarmos mais das estratégias de médio prazo e do que poderia ser o papel da própria União Europeia e da própria Igreja Católica neste contexto”, afirma Manuel Lemos.

Ganha força candidatura a património da humanidade

Esta terça-feira, em Roma, Manuel Lemos aproveitou para conquistar o apoio da União das Misericórdias Italianas à candidatura a património imaterial da humanidade da ideia de misericórdia.

“As misericórdias italianas decidiram subscrever a nossa proposta. Acharam muito interessante que, no quadro dos valores imateriais da humanidade, a misericórdia e o ideal das misericórdias sejam colocados como candidatura”, conta.

A Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas decidiu lançar a proposta de candidatura a património da humanidade na sua reunião do último sábado em Fátima, como forma de assinalar o Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SANTOS
    12 abr, 2016 --------- 23:06
    $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $

Destaques V+