Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Procurador moçambicano morto a tiro nos arredores de Maputo

12 abr, 2016 - 09:42

Marcelino Vilankulo, alvejado na cidade da Matola, tinha a seu cargo investigações em torno de raptos.

A+ / A-

O magistrado moçambicano Marcelino Vilankulo, afecto à cidade de Maputo, foi assassinado na noite de segunda-feira a tiro por desconhecidos nos arredores da capital.

Segundo o jornal “Notícias”, Vilankulo foi mortalmente baleado na cidade da Matola, a cerca de oito quilómetros da capital moçambicana, quando seguia para casa na sua viatura.

De acordo com o diário, o magistrado tinha a seu cargo as investigações em torno de raptos em que supostamente está envolvido Danish Satar, sobrinho de Nini Satar, que está em liberdade condicional após ter cumprido pena por envolvimento no homicídio, em 2000, do jornalista Carlos Cardoso.

Danish Satar foi deportado de Itália para Moçambique no final do ano passado, após ter saído do país em circunstâncias até agora desconhecidas, uma vez que se encontrava em liberdade provisória a aguardar o andamento do processo em que é indiciado de envolvimento em raptos.

A agência Lusa tentou sem sucesso ouvir o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique sobre o homicídio de Marcelino Vilankulo.

Em 2014, um juiz que tinha em mãos processos relacionados com a onda de raptos em Maputo, Diniz Silica, foi morto a tiro por desconhecidos até agora a monte, em plena luz do dia na capital moçambicana.

Maputo tem vindo a ser assolado por uma onda de raptos desde 2012 e dezenas de vítimas já foram vítimas desse tipo de crime, havendo relatos de que a maioria tem sido libertada mediante o pagamento de resgate.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+