Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atenas. Tsipras leva António Costa a conhecer campo de refugiados

11 abr, 2016 - 07:01

Primeiro-ministro em Atenas a convite do Governo grego acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

A+ / A-

António Costa está esta segunda-feira em Atenas para realizar uma visita oficial de um dia à Grécia. O primeiro-ministro tem marcada uma reunião com o seu homólogo grego, Alexis Tsipras, e uma deslocação ao campo de refugiados de Eleonas, na capital.

A visita tem como tema central a questão dos refugiados e resulta de um convite feito pelo chefe do Governo grego. António Costa estará em Atenas acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Segundo o Governo, sendo a Grécia um dos países mais directamente afectados pela crise migratória, o primeiro-ministro pretende transmitir a Alexis Tspiras um sinal do "empenhamento de Portugal em contribuir para uma solução europeia", disponibilizando-se, enquanto país, para acolher mais refugiados.

Além de reuniões de carácter institucional com o Presidente da República da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro grego, às quais se seguirá uma conferência de imprensa conjunta com Alexis Tsipras, António Costa visita depois ao início da tarde o campo de refugiados de Eleonas.

A visita a este campo foi sugerida pelas autoridades gregas, tendo como razões principais questões de segurança e a proximidade face ao centro de Atenas. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o campo de Eleonas, a cinco quilómetros do centro de Atenas, criado pelo actual executivo grego, é considerado um dos melhores do país.

Apesar de Portugal estar geograficamente distante das principais rotas dos refugiados, o primeiro-ministro, desde o início do seu mandato, colocou este tema no topo das suas prioridades de acção ao nível da política europeia.

Em Fevereiro, durante a sua visita oficial à Alemanha, disponibilizou-se junto da chanceler alemã, Angela Merkel, no apoio à integração de refugiados.

Nesse mesmo mês, o primeiro-ministro português enviou também cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros mais pressionados pelos fluxos migratórios (Grécia, Itália, Áustria e Suécia) disponibilizando-se para receber mais cerca de 5.800 refugiados, além da quota comunitária. Deste modo, Portugal poderá vir a acolher no total um número próximo de 10 mil refugiados.

O Papa Francisco também visita a Grécia esta semana. Foi anunciado pelo Vaticano que o Papa irá visitar Lesbos, a ilha mais afectada pela chegada de migrantes de África e do Médio Oriente, no dia 16 de Abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+