Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renascença abriu comemorações dos 80 anos

10 abr, 2016 - 22:04

Celebração dos 79 anos da Emissora católica lembrou o fundador, monsenhor Lopes da Cruz.

A+ / A-
Renascença abriu comemorações dos 80 anos
Renascença abriu comemorações dos 80 anos

As celebrações dos 79 anos da Rádio Renascença – assinalados este domingo – marcam o inicio das comemorações de um aniversário de número mais redondo: os 80 anos. “Abrimos as comemorações dos 80 anos da Rádio Renascença - Emissora Católica Portuguesa”, anunciou o cónego João Aguiar Campos, presidente do Conselho de Gerência, na missa de aniversário celebrada na Basílica dos Mártires, em Lisboa.

O próprio local foi simbólico: uma igreja no Chiado onde o fundador da Renascença foi prior e na paróquia onde a sede da empresa esteve desde o início. “Fazemo-lo nesta Basílica onde exerceu o seu múnus sacerdotal o nosso fundador: monsenhor Lopes da Cruz. Queremos agradecer a sua fidelidade ao desejo, ao sonho nele semeado: o desejo de não se resignar às dimensões físicas de um púlpito ou de um templo, apostado a chegar além dos muros”, justificou o cónego João Aguiar, salientando, assim, a importância de monsenhor Lopes da Cruz.

Monsenhor Lopes da Cruz foi prior dos Mártires já depois de ter fundado a Rádio Renascença. Nascido em 1899 na Póvoa de Varzim, foi ordenado padre na Diocese de Braga em 1924. Mas quatro anos depois foi para Lisboa, para chefiar a redacção da publicação “Novidades”, onde lançou a ideia de uma emissora católica portuguesa. Seguiu-se a revista ilustrada “Renascença” e depois a rádio com o mesmo nome, que vieram tornar realidade o seu sonho de colocar os meios de comunicação ao serviço dos católicos.

Este domingo foi, assim, lembrado em mais um aniversário da Renascença, o último passado no Chiado e na paróquia que lhe esteve confiada. A Renascença – hoje um grupo que integra quatro rádios – vai inaugurar no mês de Maio as suas novas instalações na Quinta do Bom Pastor, em Benfica,

No 79º aniversário, como é tradição da empresa, foram homenageados os funcionários com 25 anos de casa. Este ano foram 15 os homenageados, entre os quais o actual presidente do conselho de gerência, cónego João Aguiar que, ao longo dos anos, desempenhou várias funções, começando como correspondente.

Lista dos homenageados:
ANA RODRIGUES Direcção de Informação
FRANCISCA FAVILA Renascença
ANA ALMEIDA Centro de Documentação
CARLOS COUTINHO Rádio Sim
OLÍMPIA MAIROS Direcção de Informação
ISABEL FIGUEIREDO Coordenação de Conteúdos
FILOMENA BARROS Direcção de Informação
CÉU CRISTÓVÃO Dir. Comercial - Intervoz
ROSÁRIO SILVA Direcção de Informação
TERESA ALMEIDA Direcção de Informação
RAQUEL ABECASIS Direcção de Informação
MÁRIO COELHO Dir. Comercial - Intervoz
TERESA LAGE RFM
PAULA COSTA DIAS Direcção de Informação
JOÃO AGUIAR CAMPOS Conselho de Gerência
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • amorabe
    11 abr, 2016 Gondomar 17:00
    Muitos parabéns à RR. Faço votos para que as comemorações para o octogésimo aniversário, iniciadas, venham a trazer muita alegria para todos os seus ouvintes e que mantenha as mesmas qualidades no futuro.

Destaques V+