A+ / A-

​Marcelo vai aos Jogos Olímpicos

08 abr, 2016 - 19:31

Comité Olímpico de Portugal (COP) convidou e o Presidente da República aceitou acompanhar a comitiva ao Rio de Janeiro.
A+ / A-

O Presidente da República aceitou esta sexta-feira, durante uma recepção no Palácio de Belém, o convite do Comité Olímpico de Portugal (COP) para estar presente junto da comitiva nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro desde Verão.

"Viemos convidar o senhor Presidente a estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, convite que aceitou, o que alegra muito a missão olímpica nacional", disse o presidente do COP à saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.

José Manuel Constantino, que se fez acompanhar de Rosa Mota, vice-presidente do COP, de José Garcia, chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio2016, e de José Manuel Araújo, secretário-geral da entidade, contou que apresentou o quadro geral do que tem sido a preparação portuguesa e a situação em que se encontra a Missão Olímpica.

"Partilhei também algumas das preocupações que temos, designadamente um dos pontos da nossa agenda de trabalho, que é a possibilidade de o português ser incluído como língua de trabalho do Comité Olímpico Internacional. Dei conta das diligências que temos feito e solicitei também algum empenho, alguma mobilização neste esforço que estamos a fazer, no sentido de aproveitar a circunstância dos Jogos serem num país que fala português para que a língua portuguesa possa vir a ser consagrada como língua de trabalho do COI", revelou.

O presidente do COP salientou que, na conversa com o Presidente da República, não se falou de medalhas.

"Falámos daquilo que é o objectivo desportivo, que é uma participação meritória e, seguramente, se não forem os melhores, que pelo menos mostrem o melhor que são", concluiu.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro decorrem entre 5 e 21 de Agosto, com Portugal a ter já 56 lugares assegurados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.